Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rota do Românico na Assembleia Geral da TRANSROMANICA


A Rota do Românico esteve presente na Assembleia anual da associação TRANSROMANICA – The Romanesque Routes of European Heritage, que decorreu na passada quarta-feira, dia 10, em Erfurt, na Alemanha.

 Esta foi a terceira participação da Rota do Românico na Assembleia Geral de membros da TRANSROMANICA, depois de ter estado presente na de 2009 em Modena, Itália, onde foi firmada a sua adesão a esta rede europeia, e na de 2008, decorrida em Aguilar de Campoo, Espanha, que marcou o início das relações com a associação. 
 Durante a jornada foi apresentado o plano de actividades a desenvolver pela associação europeia durante o próximo ano, bem como algumas das iniciativas que estão já em curso, nomeadamente a edição de uma revista de destinos turísticos românicos, a Travel Magazine, cujos conteúdos serão produzidos pelos membros.
 Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010, a Travel Magazine terá como âncora o património românico das regiões integradas na rede TRANSROMANICA, complementando-o com artigos históricos e científicos e aliciando os leitores com propostas que vão desde o turismo religioso, ao turismo de natureza, aos eventos culturais e desportivos e à gastronomia.
 A nova publicação vai suceder à brochura “TRANSROMANICA – Romanesque Routes in Europe”, lançada no passado mês de Outubro, e que é uma montra do fascinante legado românico, que os turistas e apaixonados pela cultura e arquitectura da época medieval poderão encontrar ao longo da Rota Cultural Europeia da TRANSROMANICA.
 Na brochura estão representadas as 10 regiões europeias que integram esta associação, nomeadamente o Vale do Sousa, dando a conhecer o que de melhor se tem feito no âmbito do património românico europeu, presenteando os leitores com descrições detalhadas e destacando os principais pontos de interesse.
 A brochura está acessível na versão portuguesa no sítio da internet da Rota do Românico, em www.rotadoromanico.com.
 Durante a Assembleia Geral foram ainda apresentadas as acções desenvolvidas no âmbito do PATA, um projecto que pretende divulgar e promover os destinos turísticos integrados na rede TRANSROMANICA nos mercados dos EUA, Canadá e China. 
 A TRANSROMANICA nasceu no âmbito de um projecto co-financiado pela União Europeia desenvolvido entre 2003 e 2006. Cinco regiões europeias - a Saxony-Anhalt e Thuringia da Alemanha, a província italiana de Modena, a Carinthia da Áustria e a Eslovénia - uniram-se para construir uma rede de locais e itinerários românicos.
 Após o fim desse projecto, a TRANSROMANICA foi classificada como uma “Grande Rota Cultural Europeia”, pelo Conselho da Europa, em Agosto de 2007, um importante reconhecimento que esteve na base da decisão de prolongar o projecto.
 Em Novembro de 2007 foi criada a associação TRANSROMANICA – The Romanesque Routes of European Heritage, com sede em Magdeburgo, na Alemanha, com a missão de prosseguir com a divulgação e promoção do legado artístico e arquitectónico europeu de matriz românica.
 Ao longo deste período a TRANSROMANICA foi alargando a sua rede, contando actualmente com 12 membros pertencentes a oito países europeus, designadamente Portugal, através da Rota do Românico, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Itália e Sérvia.


Cláudia Costa
Comunicação
Rota do Românico

Sem comentários:

Enviar um comentário