Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Centro Escolar de Oliveira do Douro a concurso
 
A Câmara Municipal de Cinfães lançou, na última reunião, o concurso público para a construção do Centro Escolar de Oliveira do Douro. Um investimento próximo dos 2 milhões e 400 mil euros que fecha a Carta Educativa do Concelho aprovada em 2006
.

O novo equipamento será  criado de raiz no local onde actualmente está instalada a Escola EB1/JI de Oliveira do Douro e está projectado para acolher perto de 150 alunos. A infra-estrutura agrupará os alunos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar das localidades de Oliveira do Douro (escolas de Boassas, Vila Nova nº.1, Desamparados), Ferreiros de Tendais (escolas de Ferreiros e Covelas), Bustelo, Alhões e Gralheira.
O Município pretende assim requalificar e ampliar o parque escolar, através do encerramento de escolas de pequena dimensão, melhorar as condições de ensino e aprendizagem e consolidar o objectivo da Escola a Tempo Inteiro, de modo a garantir o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades bem como a verdadeira inclusão.
“Com este Centro Escolar, juntamente com o de Nespereira já adjudicado, fechamos a rede de novos equipamentos que iniciámos em 2005 com a abertura do Complexo Escolar de Cinfães”, afirma o autarca Pereira Pinto, sublinhando que, “a Educação no Concelho vive um momento importante, pois a maioria dos alunos tem condições nas escolas de grande qualidade, apoiados por transportes assumidos pelo Município, numa escola a tempo inteiro e onde podem tomar as suas refeições. O Concelho está melhor preparado para enfrentar o futuro porque as crianças têm melhores condições de aprendizagem”, conclui o presidente do Município de Cinfães.
O Centro Escolar de Oliveira do Douro contempla cinco salas do 1º. Ciclo, uma sala de expressão plástica e duas salas de actividades do Pré – Escolar; espaços destinados aos serviços administrativos, atendimento, encarregados de educação e professores; uma biblioteca, um gabinete de direcção; arrumos; instalações sanitárias; uma copa e espaços de apoio, uma vez que as refeições serão confeccionadas numa cozinha central; uma sala polivalente e balneários/vestiários. Quanto ao arranjo de exteriores, uma área de 5830 m2, estão previstas zonas didácticas e de desenvolvimento de actividades ao ar livre, concretamente, uma horta pedagógica, um parque infantil, zona de recreio e um polidesportivo que, fora do horário lectivo, estará ao dispor da população. Este Centro Escolar será equipado e apetrechado com material didáctico, informático, mobiliário e equipamentos para todos os espaços, de acordo com a plataforma dos centros escolares, incluindo a colocação de quadros interactivos, que tem sido uma política do Município para estes equipamentos.
De referir que, a Carta Educativa do Concelho contempla a criação de 6 centros escolares: o Complexo Escolar de Cinfães e os Centros Escolares de Fonte Coberta, de Tarouquela e de Santiago de Piães já em funcionamento; o Centro Escolar de Nespereira, adjudicado à empresa Francisco Pereira Marinho & Irmão, e que aguarda, nesta fase, o parecer do Tribunal de Contas e o Centro Escolar de Oliveira do Douro cujo concurso decorre até 22 de Janeiro do próximo ano.

 GAP

Sem comentários:

Enviar um comentário