CONSEQUÊNCIAS DE UM SAP ENCERRADO EM CASTELO DE PAIVA
Parece um filme de terror…
No dia 31 de Agosto de 2010 o SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde de Castelo de Paiva fechou as portas.
Chega assim a mensagem a todos os Paivenses, desta forma, “dura e crua”, sem grandes esclarecimentos por parte das entidades responsáveis, nomeadamente, Câmara Municipal, Ministério da Saúde, entre outros.
Desde então, nada foi feito por parte da Câmara Municipal de Castelo de Paiva no intuito de tornar a situação reversível.
Posto isto, os Paivenses revoltaram-se, e foram para a rua em forma de protesto. Centenas de pessoas manifestaram o seu descontentamento, no entanto, fizeram questão de dizer “estamos aqui esta noite, mas não temos quem nos apoie, não está cá ninguém da Câmara Municipal, porque a rádio noticiou que era um encontro de utentes ilegal”… desta forma, houve quem ficasse em casa, com receio, mas também houve quem não tivesse medo e remaram contra a nuvem negra.
Mas o pior aconteceu, uma senhora, grávida de 40 semanas necessitou de se dirigir ao Centro de Saúde, no qual tinha atempadamente marcado uma consulta de acompanhamento de gravidez; para espanto desta Paivense, não havia médico, mas uma enfermeira que se prontificou a assistir a paciente!
E assim tem sido o quotidiano de Castelo de Paiva, os Paivenses a viverem sobressaltados com medo do pior que possa acontecer, os bombeiros também receosos de não conseguirem chegar a tempo de evitar uma morte.
Reflictam sobre o assunto, porque é de facto da preocupação de todos e acima de tudo da responsabilidade do Governo e da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Joana Ribeiro
Que as coisas estão mal estão.
ResponderEliminarDizer que parece um filme de terror é brincar com coisas sérias.
Não entendo nada do assunto.Mas acho que o tempo normal de gravidez são 40 semanas. Ora esta é uma consulta de fim de tempo de gravidez. Já não há desenvolvimento fetal para acompanhar, já se terão certificado que o feto tenha uma apresentação cefálica. Portanto a auscultação dos batimentos cardiacos será um bom indicador da condição do feto.
ResponderEliminarE não vejo nada de anormal, muito menos um terror, que isto seja feito por uma pessoa licenciada e habilitada para tal como são os enfermeiros. Porque raio as pessoas continuam a olhar com desprestigio para a enfermagem. Provavelmente esta grávida teve oportunidade de ouvir alguns conselhos pré-natais que de outra forma não teria sido possível.
Infelizmente para muitas famílias mesmo pagando todas as consultas de gravidez as coisas nem sempre correm bem...e não é por falta de acompanhamento médico.
Dizer que parece um filme de terror isso não ! : )
ResponderEliminarMas que faz lembrar um filme do Manuel de Oliveira,isso parece ! Ai parece parece !.........
Claro que não é nenhum filme de terror.
ResponderEliminarMuito menos um filme. Estamos a falar de saúde. E é claro para todos, que todos têm muito gogó quando os problemas estão na casa do vizinho, porque quando tocar a nossa nem um feijão nos cabe. Acredito que nessas horas alguns até serão capazes de rasgar cartões.
Mas vamos falar de um serviços de saúde, que foi colocado ao dispor da população de Castelo de Paiva, quando havia respeito e preocupação nacional, pelos problemas de saúde dos habitantes desta humilde terra. E vamos compara-lo com o que temos agora.
O que é que mudou?
As pessoas deixarão de merecer o serviço?
São os profissionais de saúde que ganhão muito?
São as pessoas que agora têm um serviço de saúde preventiva eficiente de tal forma que já não precisão de recorrer ao SAP?
Ou então será que há outros interesses por traz deste silêncio?
Quem são os mais interessados em ter o SAP encerrado?
Pelos vistos há muitos interessados em ter o SAP encerrado, nenhuma entidade se manifestou.
Os Bombeiros, não os ouvi. A Câmara cruza os braços. Os partidos políticos estão a jogar outras batalhas. A associação Comercial, as empresas e os seus trabalhadores estão a tentar manter o pescoço de fora. Os profissionais de saúde estão calados, se calhar a pensar se será rentável abrir mais um serviço de saúde.
Depois disto resta dizer, saiu a rua que não tem nada a perder, ou então quem acha que com a saúde não se brinca.
Meus amigos em Castelo de Paiva há muita gente que tem MEDO de se manifestar porque têm MEDO de perder o que pouco lhes resta ou estão estão a espera que lhe dêem a mão e não convêm dizer nada.
Já agora e sem mudar de assunto. Já virão por ai um abaixo-assinado a pedir a reabertura do SAP? Se não, procurem e assinem nem que seja para dizer que em Castelo de Paiva vive alguém