Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Assembleia Municipal



“Presidente da Câmara tem andado para aqui a patinar”



Os dias passam e tudo se mantém, muito se fala mas pouco se faz, é este o dia-a-dia em Castelo de Paiva.
Numa Assembleia Municipal, onde muito devia ter sido debatido, apenas houve acusações, discussões “acessas”, politiquices e conversa “picada”.

É de louvar de facto a posição da Junta de Freguesia de Sobrado que entregou uma moção contra o encerramento do SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde de Castelo de Paiva.
Foi também aprovado em reunião, por unanimidade, que fosse colocado mais um ponto na ordem de trabalhos, sendo ele, SAÚDE, no entanto, só será debatido na 2ªsessão desta Assembleia, que provavelmente será no dia 13 de Outubro, mas ainda por confirmar.
Filipe Valente, presidente da Junta de Freguesia de Real, aproveitou a ocasião para lamentar o equívoco, mas de facto o Senhor Presidente da Câmara Municipal não compareceu na Feira de Gado da Festa de Nossa Senhora da Saúde de Real, nem se fez representar, tendo apenas aparecido no momento do almoço.
Mais adiante, Rocha Pereira, deputado independente eleito pelo CDS-PP fez ver ao Povo que o “Estado está a lutar contra o Estado”, tendo até sugerido que fosse agendada uma Assembleia Extraordinária para discutirem a situação actual do concelho, uma vez que o deputado do CDS diz que “gato escaldado de água fria tem medo”, esclarecendo que, o SAP encerrou, e tudo ficou de braços cruzados e que provavelmente ninguém fará nada para evitar que mais serviços públicos fechem no concelho.
Rocha Pereira durante a sua intervenção disse que pretendia saber qual era o objectivo da comissão que o executivo camarário ficou de constituir, perguntando ainda quem a irá presidir.
“Composição do staff político”
E as contínuas nomeações, senhor presidente? Diz ainda Rocha Pereira. “Não faço considerações de natureza pessoal”, mas diga-me senhor presidente já definiu definitivamente o seu staff? É que se ainda não o fez, que condições tem para trabalhar em prol do concelho?
O senhor nomeou um adjunto para o Gabinete de Apoio à Presidência, o senhor nomeou um secretário, então esclareça-me “quais foram as acções e/ou tarefas do seu secretário em Junho e Julho?”
Mais há mais...
E o banco alimentar? Tive conhecimento que alguém cedeu, ilegalmente bens do Banco Alimentar a uma IPSS do concelho? Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva…
“Pergunto senhor Presidente quem é que autorizou que fossem cedidos esses bens?”
Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, apenas disse que não fizeram nada de anormal, rematando ainda que os produtos entregues estavam próximos do “fim de vida”, ou seja, com prazo de validade curto, apesar deste esclarecimento, sempre se recusou a dizer quem autorizou este acto, não esclarecendo a Assembleia quem é que ia assinar a requisição de autorização a dar estes bens a esta IPSS, sendo de ressalvar, que existe mais de uma dezena de IPSS´S no concelho.
Professor Daniel Rocha, em nome dos elementos da Assembleia do PSD, disse que há questões em que temos de deixar os partidos de lado, e que se porventura estavam ali era de facto para discutir assuntos do interesse do Povo e não assunto políticos.
Gouveia Coelho, apesar das suas inúmeras intervenções, apenas dizia que não admitia que colocassem em causa a seriedade dele e que a mesa tinha de ser isenta.
O presidente de câmara durante o seu discurso político trouxe para esta assembleia, mais uma vez, a divida da câmara, tendo sido dessa forma acusado pelo deputado do CDS de não responder às questões que o mesmo lhe tivera colocado.
Rocha Pereira disse ainda que negar informação ou documentação, a um deputado da Assembleia Municipal é lamentável e ainda para mais estando a dar cobertura política ao vereador.
deputado CDS disse que “por detrás da falsa humildade é que está o mal”, e que na visão dele a posição adoptada pela câmara foi simplesmente de “nós queremos, podemos e mandamos.”
Numa outra intervenção de Gouveia Coelho, este manda “CALAR” o PSD, diz aos vereadores do PSD que se calem, que quem manda ali são os vitoriosos, dizendo ainda que o PSD foi despedido.
Dr. Rui César Castro, vereador eleito na bancada do PSD, intervém dizendo que não admite que o mandem calar e que ao PSD e aos vereadores do PSD ninguém manda calar, acrescenta ainda que ninguém foi despedido, apenas o povo votou, e o PSD assumiu funções na vereação.
Rui César diz ainda que o ponto essencial foi a Câmara Municipal ter pago dois salários para o secretário ir de férias, e responde ainda a Gouveia Coelho “Fala de cunhas, então prove-as.”
Gouveia Coelho diz que não sabe de nenhuma proposta construtiva do PSD, ao que o vereador Rui César responde que não se admira nada, porque Gouveia Coelho provou em plena assembleia que ouve as reuniões de câmara pela rádio Paivense.

JOANA RIBEIRO

13 comentários:

  1. Cara Joana, publicar a notícia, tem de ser com isenção, pelo que leio e por aquilo que ouvi, esta reportagem induz em erro aqueles que a lêem.
    Não deixa de ser verdade aquilo que publica mas há que encaixa-la no diálogo completo.
    A minha crítica vai no sentido de, se tiver vontade, fazer jornalismo que todos apreciem, acredite que se vai por esse caminho, será um joguete nas mãos de alguns e, tenho a certeza, que não aceitaria isso.
    Espero que não me leve a mal, até porque tenho alguma consideração pela Joana.

    ResponderEliminar
  2. O importante é que se preocupem em aumentar o Imposto Municipal s Imóveis ( IMI )...Sempre para cima do Povo !
    E a propósito da crise,segundo o jornal "SOL" o governo comprou uma viatura Mercedes S 450 CDI..
    Preço ? Uns míseros 134 mil € . : (
    Tá ser uma borga !

    ResponderEliminar
  3. Pois joana ribeiro e que esqueces te de referir entre outras coisas que a radio paivense disse a rui cesar castro para dar uma proposta que tenha feito ? e a resposta nao foi dada.
    eu sei a politica para ti deve falar mais alto, por isso sais te da radio paivense nao sabes ser imparcial, mas meu amigo a vida e assim uns perdem outros ganham.
    Pedro Costa

    ResponderEliminar
  4. Alem disso pelo menos o Gonçalo Rocha fez questão de estar presente no almoço. Até parece que tínhamos um presidente que aparecia a todos os convites.

    ResponderEliminar
  5. Afinal a Câmara muito critica este blog, mas até vêm aqui deixar comentários e tudo !

    ResponderEliminar
  6. Os membros da assembleia, não sabem fazer mais nada a não ser divertirem-se.
    Um bocado mais de consideração pelo povo ficava bem.
    Quanto á intervenção do Sr. Dr. Rocha Pereira, com o seu recurso ás metáforas, lá vai levando a água ao seu moinho, mas ser moleiro, não é para todos, têm que se ter um talento especial para o ser.

    ResponderEliminar
  7. Estes pseudo-socialistas paivenses, têm uma grande falta de personalidade e caracter.
    De quem será a cabeça que pensa pelo Sr. Presidente? De quem será ele seguidor, ideologicamente falando? Esta gente não tem o minimo de inteligência e coerencia no discurso, uma tremenda nulidade.
    Onde está a capacidade de decisão de Gonçalo Rocha? O SAP fechou e este senhor nada fez, vai criar agora a sua "comissãozeca"? Uma perda de tempo. O governo jamais voltará atras nessa deliberação e esse Sr. sabe-o.
    A atitude do executivo paivense, é actualmente fazer com que o tempo vá passando, viver o seu dia-a-dia, ou seja, o mesmo que andar a PASTAR!!!!!!!

    Mudança, viva à mudança...!!!

    ResponderEliminar
  8. P.S. - Dignifiquem um pouco mais a profissão dos palhaços!

    ResponderEliminar
  9. por que razao o senhor editor esta a proteger a senhora joana riveiro
    porque sera ???

    ResponderEliminar
  10. o que me parece é que so critica aqui quem tem tem o que se lhe diga, pois devem é estar muito invejosos da posição e estatuto social da Joana Ribeiro, uma mulher que luta contra tudo e contra todos e que põe Castelo de Paiva acima de tudo, acho que merece muito mais respeito da parte de todos. Força Joana continua com a tua luta pois só os fortes sobrevivem e nunca te esqueças os cães ladram e a caravana passa...

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Joana pelo teu trabalho.

    ResponderEliminar
  12. Agradecimento a "anónimo de 7 de Outubro,das 22h28".

    Obrigada pelas palavras.
    Obrigada pela posição em que me colocas-te.
    Podias ter-te identificado, meu caro amigo, só para os visitantes assíduos e pontuais deste blog verem a vergonha que é, pessoas externas a Castelo de Paiva, terem acesso à pouca vergonha que vai no concelho.
    Mas é bom que assim seja, assim como é bom a existência deste blog..a censura já lá vai, e se vivemos em democracia somos livres de conhecer e discutir os problemas da nossa terra.

    Viva a democracia.

    Um beijinho grande amigo

    ResponderEliminar
  13. Ao anónimo de 8 de Outubro das 10:49

    Obrigada pela força.
    Procuro fazer o melhor, e as críticas a mim não me abalam, portanto, o blog é para continuar e a publicação de artigos também.
    Quanto ao que tem sido para aí publicado, em que até colocam em questão a minha formação, apenas tenho a dizer

    - Cumpri toda a escolaridade, não avancei ninguém, não estive em regimes especiais, fiz o meu percurso académico todo dentro da normalidade, e eu sim, tenho formação, é que há muito boa gente no concelho que se diz de ser X e Y mas falta a formação, e a experiência de vida não é tudo.
    Esta resposta serve apenas para aqueles que vieram para aqui criticar, meus amigos só o fazem porque "vos dói a barriga, lamento".

    Mas enfim tudo é de esperar, assim como não me admiro que o ponto de visitas forte a este blog seja entre a 9 e as 11h da manhã.
    Enfim.... !!

    Trabalhem !

    ResponderEliminar