Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROGRAMADA ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DIA EUROPEU SEM CARROS

Câmara de Castelo de Paiva vai distribuir oleões por todo o território municipal


No âmbito de um protocolo celebrado com a empresa BIOSYS, o Município de Castelo de Paiva vai assegurar, até ao final do próximo ano, a colocação de OLEÕES por todo o território municipal, dando assim cumprimento à aplicação do Decreto – Lei 267/2009, que indica a obrigatoriedade desta recolha de óleos usados em todo o país, estabelecendo na área paivense um mínimo de oito equipamentos de recolha até final de 2011.
A acção em Castelo de Paiva já arrancou e começou com a colocação de dois oleões junto de ecopontos existentes em locais de referencia urbana (um no recinto do Parque da Feira e outro junto da Escola Secundária) estando previsto até ao final do ano, segundo o Vice – Presidente António Rodrigues, a colocação de mais 24 equipamentos distribuídos por todo o Município, evidenciando ainda, este responsável autárquico pela área do Ambiente que, até ao final do próxima ano, teremos uma cobertura total dos ecopontos existentes no concelho.

Salientou, também, que apesar do prazo alargado estabelecido pela legislação, era urgente a colocação dos oleões, tendo em conta que os paivenses não tinham qualquer local onde depositar este tipo de resíduos e que os mesmos são altamente prejudiciais para os cursos de água e lençóis freáticos (1 litro de Óleo usado pode contaminar até 1 000 000 de litros de água )
Este investimento não acarreta qualquer custo para o Município de Castelo de Paiva, visto todos os encargos inerentes a colocação de equipamentos, recolha e tratamento dos óleos serem da total responsabilidade da empresa BIOSYS.
Entretanto, o Pelouro do Ambiente da autarquia paivense esta já a preparar uma “ Acção de Sensibilização” junto da população local, tendo em vista a utilização frequente destes pontos de recolha de óleos domésticos usados, aproveitando a visibilidade da iniciativa “ Dia Europeu Sem Carros”que se realizará no próximo dia 19 de Setembro.

GIRP/Carlos Oliveira

8 comentários:

  1. Considero que este tipo de iniciativas já deveriam ter sido implementadas á mais tempo no nosso concelho, mas nunca é tarde...
    Agora é de lamentar que já tenha pedido á Junta de Freguesia de Sobrado a colocação de ecopontos junto do cemitério e isso nunca tenha sido feito... Mas pronto continuo á espera para puder reciclar... Porque como não tenho viatura própria não me posso deslocar a pé com os materiais que vou reciclar…

    ResponderEliminar
  2. É de louvar a iniciativa.
    Apesar de Castelo de Paiva ser um município predominantemente rural, o que acarreta dificuldades na distribuição dos oleões de forma a satisfazer as necessidades da população, espera-se que haja grande aceitação.
    Espera-se também que a empresa responsável pela gestão dos equipamentos efectue uma recolha eficiente para que, à semelhança dos nossos ecopontos, não fiquem lotados por vários dias, acontecimento que desmotiva/desmoraliza quem realiza a separação selectiva.

    ResponderEliminar
  3. Bom, mas muito bom mesmo, era reciclar alguns políticos da nossa praça !
    O ambiente político - social agradecia.

    ResponderEliminar
  4. Para uma câmara que começa agora,também,a funcionar em piloto automático,reconheço que é uma medida positiva e inovadora !

    ResponderEliminar
  5. parabéns, é com estas atitudes que se melhora a qualidade de vida dos Paivenses. O desenvolvimento de uma sociedade, nos dias de hoje, é medido pela qualidade ambiental. Em Castelo de Paiva estamos ainda muito atrasados.

    ResponderEliminar
  6. É realmente uma atitude para aplaudir.... no entanto podiam por começar a limpar e despechar mais vezes e em tempos mais curtos os contentores já existentes.

    ResponderEliminar
  7. Aumentaram as minhas preocupações.
    Enquanto estive ligado à politica vim varias vezes a público protestar porque a população colocava o lixo nos ecopontos e não havia a preocupação de os despejar. Foram varia as vezes que encontrei lixo fora dos ecopontos por as entidades competentes não os despejarem. Infelizmente é uma realidade que se continua a encontrar...
    Espero que não aconteça o mesmo com o óleo,porque o cenário será muito pior...
    Se for eficaz e eficiente, parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  8. E de loucos.
    oleoes mas so na vila de castelo de paiva.
    Na freguesia da raiva mais concretamente gondarem e midoes nao existem ecopontos apenas contentores de lixo organico e que so e recolhido de 8 em 8 dias.Numa aula pediram-me para fazer um trabalho sobre a separaçao do lixo na minha terra simplesmente nao fiz porque na minha terra nao ha ecoponto e o lixo so e recolhido de 8 em 8 dias quando e..................

    ResponderEliminar