ARRAIAL P’RA PULAR de volta!
O 6º ARRAIAL P’RA PULAR está aí à porta! Este ano vai realizar-se nos próximos dias 27 e 28 de Agosto na Quinta do Pinheiro (recinto da Academia de Música). Devido ao cancelamento, abrupto, da edição do ano passado, este evento teve de ser repensado, pois havia o risco de não voltar a acontecer. Desta forma, a solução encontrada para contornar a falta de recinto, foi deslocá-lo para um espaço mais central, nomeadamente mais perto da sede do Concelho de Castelo de Paiva.
O programa desta 6ª edição é o seguinte:
Sexta-feira, dia 27
19.00 h. – Abertura
20.30 h. – Pantomina (animação de rua e artes circenses)
21.30 h. – Rancho Folclórico Nossa Senhora das Amoras
22.45 h. – Comvinha Tradicional (música tradicional portuguesa)
Sábado, dia 28
15.00 h. – Abertura
15.30 h. – Workshops Musicais Infantis (5 a 10 anos)
- “O meu Pau de Chuva” – construção de um instrumento tradicional Português
- “Toca e dança o Malhão” – Explorar, tocar e dançar uma canção tradicional Portuguesa
16.00 h. – Torneio Jogo da Malha
21.00 h. – Gaitas Daninhas (animação de rua)
22.00 h. – P’ra Pular (música tradicional portuguesa)
22.30 h. – Bailenda (música tradicional portuguesa e incursões pelo folk bretão e irlandês)
23.30 h. – Pé na Terra (música Folk)
Este evento tem vindo a afirmar-se como um evento de referência no panorama da música e dança popular no concelho. Com o objectivo de promover a cultura popular, procura aliar as antigas tradições com o que melhor se faz actualmente em termos música tradicional. Esta mistura proporciona um encontro inter-geracional, onde os mais pequenos acompanham os pais e os avós e onde os jovens podem divertir-se, encontrando assim uma alternativa aos Festivais de Verão. Para além da música e dança popular não faltarão jantares e petiscos tradicionais da região, que completam assim o evento que, de alguma forma, recria os antigos arraiais populares. A entrada é gratuita nos dois dias e poderão encontrar mais informações em www.myspace.com/arraialprapular.
Boa sorte para a edição deste ano! :)
ResponderEliminarMoreira, Sardoura
K habilidade para justificar a mudança de cenário. Em Fornos não existe local?
ResponderEliminarNão brinquem com a nossa terra a nossa gente.
A politica é que vos orienta...deixem disso as eleições já passaram. Tenham juízo e chamen os bois pelos nomes.
então não foi essa terra que elejeu uma junta que não queria festas e festinhas??!! se as pessoas de fornos não querem acho muito bem que fassam o arraial em outro lugar!
ResponderEliminarEsta iniciativa que a Associação Jovens Rio têm vindo a promover, é porventura um dos certames mais bem pensados da região.
ResponderEliminarNas cinco edições anteriores, todas elas realizadas em Fornos, na Quinta no lugar do casal, tiveram a dimensão que tiveram e acho muito bem que a orgenização tente alargar o âmbito deste certame.
Isso consegue-se pensando de forma mais global. Se Fornos em cinco anos não conseguiu, ou não quiz, promover o agora "tão seu" ARRAIAL P'RA PULAR, comparecendo e participando de forma crescente nas várias edições que foram acontecendo. bem pelo contrario, paciencia, há que pensar á frente.
Há que deixar de pensar só na nossa "quintinha" e ficarmos orgulhosamente sós como dizia o outro, há que alargar horizontes. Somos e pertencemos a um meio bem mais global, bem mais alargado.
Parabens à Associação Jovens Rio por assim pensar, este ano o ARRAIAL P'RA PULAR, define-se como evento que quer crescer, que quer ser bem mais e melhor.
Acho até que esta opção já deveria ter acontecido há mais tempo, mas compreendo caros organizadores, por pensarem que Fornos seria capaz.
Está visto que não.
Por vezes as coisas que temos não as valorizamos principalmente porque nada nos custam. Mas quando elas faltam somos os primeiros a criticar.
Só tenho uma critica a fazer na edição deste ano.
Não deveria ser entrada livre, deveria pagar-se ainda que pouco, coisa de um euro, por exemplo.
Se olhar-mos para eventos com alguma dimensão é isso que acontece e essa podia ser também uma imagem de marca do ARRAIAL P'RA PULAR.
BEM HAJAM.
Muitos parabens e bom ARRAIAL PARA TODOS
é uma pouca vergonha é o que é
ResponderEliminarlamentavel
Ao anónimo de 24 de Agosto das 14:54, espero que esta mudança nada tenha a ver com as eleições, é que se tiver eu pergunto, então quem votou no PS e não faltava ao arrail, não interessa?!
ResponderEliminarTambêm questiono se a mudança de local tem a ver com a falta do apoio da Freguesia de Fornos? Não me parece, lamento muito que estas pessoas contribuam para a desunião do povo de Fornos, por mim posso dizê-lo, não contem mais comigo...
as pessoas que iam vão na mesma...
ResponderEliminarvcs é que além de "covardes" não teem mais nada que fazer senão criticar!!
apareçam para beber um copo...
nao compreendo como e que se muda assim o local do evento dizendo que nao há local na freguesia onde ele se realizava anterior. Essa mesma freguesia que nesta sexta feira acolheu um evento nocturno, na praia do castelo, e por onde passaram mais de 600 pessoas. Ou seja afinal fornos pode acolher grande eventos pois há local para os realizar. Por isso expliquen o porque desta mudança.
ResponderEliminar