Páginas

sábado, 24 de julho de 2010

Rota do Românico  21 Dias com o PatrimónioMosteiro de Cête e Ermida da Nossa Senhora do Vale

A actividade “21 Dias com o Património” continua, no fim-de-semana de 31 de Julho e 01 de Agosto, o seu périplo pelos monumentos da Rota do Românico. O Mosteiro de São Pedro de Cête e a Ermida da Nossa Senhora do Vale, no concelho de Paredes, são os próximos cenários do evento.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.
As sessões de esclarecimento estão agendadas para o dia 31, sábado, no Mosteiro de Cête, e para o dia 01 de Agosto, domingo, na Ermida da Nossa Senhora do Vale, ambas pelas 16.00 horas.
A fundação do Mosteiro de Cête, que a tradição atribui a D. Gonçalo Oveques, remonta ao século X. Apesar da reforma da época gótica, esta Igreja é um testemunho da longa aceitação dos padrões românicos. Se o portal lateral norte deve ser considerado como gótico, já o portal principal retoma aspectos do românico epigonal. Nos claustros merecem destaque algumas bem conservadas arcas tumulares de cavaleiros nobres.
A Ermida do Vale é composta por nave rectangular e cabeceira quadrangular. A cobertura da nave é de madeira enquanto a da cabeceira, hoje também de madeira, foi inicialmente pensada para receber abóbada de cruzaria de ogivas. O arranjo do portal e a escultura que apresenta mostram como a resistência dos motivos românicos se prolongou no tempo. O edifício é precedido por uma galilé de sabor clássico, sustentada por uma colunata toscana.
A actividade “21 Dias com o Património” já percorreu, durante o mês de Julho, as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira e de Santa Maria de Pombeiro, e decorrerá este sábado, dia 24, na Igreja do Salvador de Aveleda e na Ponte de Vilela. A sessão de esclarecimento no Mosteiro de São Pedro de Cête encerra o programa deste mês.
Depois da Ermida da Nossa Senhora do Vale, a actividade prossegue, no mês de Agosto, na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes), cuja sessão vai realizar-se na sede da Junta de Freguesia, no dia 07, sábado, na Igreja de Abragão (Penafiel), no dia 08, domingo, na Igreja de Boelhe (Penafiel), no dia 14, sábado, na Igreja de Cabeça Santa (Penafiel), no dia 15, domingo, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.
Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.





Cláudia Costa

Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário