Páginas

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Rota do Românico
21 Dias com o Património

A Igreja do Salvador de Aveleda e a Ponte de Vilela, no concelho de Lousada, acolhem no próximo sábado, dia 24, pelas 16.00 horas, a iniciativa “21 Dias com o Património”.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável.

A sessão de esclarecimento à população terá lugar no interior da igreja, seguindo-se uma visita guiada aos monumentos.
A Igreja de Aveleda testemunha a persistência das formas românicas na arquitectura medieval portuguesa. Possui elementos de aspecto muito tardio, sintoma de uma construção que dificilmente será anterior ao final do século XIII ou mesmo ao início do século XIV, embora a fundação da Igreja remonte aos séculos XI ou XII. Igreja de uma só nave, com capela-mor igualmente de planta longitudinal, possui cobertura de madeira e uma estrutura muito simples.
A Ponte de Vilela, de difícil datação, poderá ter sido construída no período de crescimento das necessidades de circulação no Vale do Sousa – século XIII - para ultrapassar o obstáculo natural constituído pelo rio Sousa. Esta Ponte é composta por quatro arcos de volta perfeita apoiados em três pegões cegos. Este tipo de ponte inspira-se directamente na tradição construtiva romana, da qual herdou um conhecimento prático de construção de grande perenidade.
A actividade “21 Dias com o Património” arrancou no início deste mês e vai prolongar-se até Setembro, tendo já passado pelas Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, pelos Mosteiros de São Pedro de Ferreira e de Santa Maria de Pombeiro.
Segue-se, ainda no mês de Julho, no Mosteiro de Cête (Paredes), no dia 31, sábado, pelas 16.00 horas. Em Agosto as sessões vão decorrer, sempre pelas 16.00 horas, na Ermida da Nossa Senhora do Vale (Paredes), no dia 01, domingo, na Torre do Castelo de Aguiar de Sousa (Paredes), cuja sessão vai realizar-se na sede da Junta de Freguesia, no dia 07, sábado, na Igreja de Abragão (Penafiel), no dia 08, domingo, na Igreja de Boelhe (Penafiel), no dia 14, sábado, na Igreja de Cabeça Santa (Penafiel), no dia 15, domingo, na Igreja de Entre-os-Rios (Penafiel), no dia 21, sábado, na Torre de Vilar (Lousada), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 22, domingo, no Marmoiral do Sobrado (Castelo de Paiva), com sessão na sede da Junta de Freguesia, no dia 28, sábado, e na Igreja de Meinedo e na Ponte de Espindo (Lousada), no dia 29, domingo.
Na Igreja de Airães (Felgueiras) vai realizar-se no dia 18 de Setembro, sábado, pelas 16.00 horas, e no Mosteiro de Paço de Sousa e no Memorial da Ermida, ambos no concelho de Penafiel, em data a definir.


Cláudia Costa

Comunicação

Rota do Românico do Vale do Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário