Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUINTA DO BILL E AUGUSTO CANÁRIO PROTAGONIZARAM ENCHENTE

Castelo de Paiva contabilizou sucesso com as festas de S. João 2010

Num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia de Castelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2010, manifestação popular que, ainda decorre até Domingo e que faz o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.







Num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia de Castelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2010, manifestação popular que, ainda decorre até Domingo e que faz o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.



Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João 2010, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, no primeiro fim de semana de Julho, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.

Registando uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas superaram as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso e diferente proposto pela edilidade paivense, presidida por Gonçalo Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes.

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais, as marchas populares foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente á população, no final da tarde de ontem, dia de Feriado Municipal, ao mesmo tempo que o “ show “ de Augusto Canário e a sua Banda enchia a Praça da Independência por completo, numa tarde de S. João nunca vista no concelho, com gente vinda de todo o lado para apreciar o espectáculo do cantor minhoto.

As festas, promovidas pela Câmara Municipal, arrancaram bem cedo na Quarta -Feira, dia 23, véspera do Feriado Municipal, logo pela manhã, com a realização do desfile das Marchas Populares Infantis no Largo do Conde, integrando mais de 1200 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

À noite, as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as representações de Gração, Frutuária, Fonte e Vale da Rua, as quatro marchas que, como habitualmente, evoluíram na zona do largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.
Como sempre, a música, as letras, os arcos e o colorido dos trajes foram aspectos que não foram deixados ao acaso e continuaram envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva continuam a acarinhar à quase quatro décadas.

Pela noite dentro, depois das marchas, e porque o momento potenciava a folia e a diversão, realizou-se o esperado o concerto musical com a Banda “ Quinta do Bill “ que arrastou milhares de fãs, seguindo-se a depois a actuação do Grupo Musical “ Top 5 “ até ás tantas da madrugada, não sem antes ser ter realizado um vistoso espectáculo de Fogo Piro – Musical, com mais de meia – hora de duração.

No dia de ontem, Feriado Municipal, voltou a destacar-se o sempre apreciado Concerto Musical, realizado durante a tarde, e protagonizado pela Banda de Música de dos Mineiros do Pejão, seguindo-se o grande espectáculo de Augusto Canário e a sua Banda que atraiu milhares de forasteiros ao centro da urbe paivense e, ao final da tarde, no espaço do Largo do Conde, teve lugar a Festa da Sardinha Assada, distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes.

Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva ainda é o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo. Apesar do programa de S. João ainda se estender até Domingo à tarde, com as actuações dos grupos Bairristas, Maré Alta, Du Arda, Nova Som, Notas Solta e uma Tuna Académica, a edilidade paivense faz já um balanço positivo destas festas e sugere uma nova manifestação popular no primeiro fim de semana de Julho, agora que estamos a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população acarinha e que a autarquia se orgulha de promover.



GIRP/Carlos Oliveira

6 comentários:

  1. Que exagero amigo Carlos Oliveira!!!

    Quinta do Bill arastou milhares de fãs?! És baixinho não conseguias ver as clareiras no largo do conde... ias para cima do palco das marchas e aí concluias que estava pouca gente... A noite de S. João teve muito menos gente do que em qualquer outro ano...

    Mais de meia hora de fogo piro-musical?! Tens de mudar o relógio... contei 13 minutos...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente um anónimo com coragem....não tas a ver que pagaram meia hora mas´o fornecedor só gastou 13 minutos de fogo... nao sabes que foi o mesmo fornecedor da festa da vitória do PS em Outubro ? contas saldadas. António Vitorino

    ResponderEliminar
  3. Acho que as vezes estas demagojias nao levam a lado nenhum porque decerteza absolutas que estes dois " laranjinhas" nao estiveram no mesmo s.joao do que eu....

    Toda gente sabe que os meus comentarios 85% são criticas e reparos mas quando algo corre bem e esta de parabens temos que elogiar e nao fazer criticas infundadas.

    Sobre o fogo pronto é muito exagero porque so esteve 15m, mas sobre a noitada em si, ja nao tinha assim tanta gente praí á 4anos meus amigos.

    Era carros por todos lado, a feira estava repleta de carros eram 3hooras a parte do palco dos quinta do bill estava cheio....

    Parabens S. Presidente o s.joao renasceu so espero que nao cometa o erro do paulo teixeira que com o passar dos anos deixe abandalhar as festas do concelho.


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. ELE HA GENTE CAPAZ DE TUDO ATE CONTAR OS FOGUETES E OS MINUTOS DA STOIRARIA...ELES CONTROLAM TUDO ELES CONTROLAM TUDO E NAO CONTROLAM NADA
    DEIXA LÁ AMIGO CARLOS O DITADO E VELHO A CARAVANA PASSA

    ResponderEliminar
  5. sabem O QUE LHES ESTA ATRAVESSADO É QUE EM MAIS DE TRES DECADAS DE S. JOÃO NUNCA TIVERAM TANTA GENTE EM PAIVA COMO ESTE ANO NO DIA 24 DE JUNHO
    E ISSO É UMA DOR DO CARAÇAS

    ResponderEliminar