O Governador Civil de Aveiro, José Mota, participou ao lado do edil paivense, Gonçalo Rocha, na tarde do passado Sábado, numa cerimónia de recepção realizada nos Paços do Concelho, aos grupos intervenientes do XV Festival Nacional de Folclore de S. Martinho.
Para além dos dirigentes e componentes do Rancho Folclórico de S. Martinho, e do autarca da freguesia, Manuel Emílio dos Santos, estiveram presentes na cerimónia de boas vindas, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Figueiró – S. Tiago de Amarante, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Pontével – Cartaxo, Rancho Folclórico da Polvoreira – Guimarães e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermêdo e Mato – Arouca.
Gonçalo Rocha deu as boas vindas aos grupos presentes e fez uma retrospectiva do concelho de Castelo de Paiva, evidenciando as suas potencialidades turísticas e dimensão territorial, com uma atractiva frente ribeirinha sobre o Rio Douro.
Os valores da cultura e da etnografia paivense não foram esquecidos na intervenção do presidente da CM, que louvou o trabalho desenvolvido pelo Rancho Folclórico de S. Martinho ao longo dos anos, destacando que o folclore é uma forma de mostrar a grandeza da nossa cultura, traduzida pelos costumes, lendas, tradições e festas populares, transmitidos de geração em geração, daí considerar ser de louvar todas as acções e iniciativas que poteciem a preservação destes valores, como forma da população manter o contacto e a recordação das suas verdadeiras raízes.
O Governador Civil de Aveiro evocou as suas raízes e a ligação a Castelo de Paiva, deixando uma palavra de carinho e de apoio a todos aqueles que lidam com o folclore, também para ele, a forma mais genuina de preservar a cultura popular e os costumes e tradições de outrora, manifestando o seu apreço pelos inumeros grupos que, no distrito de Aveiro, se dedicam ao folclore e à etnografia.
GIRP/Carlos Oliveira
GIRP/Carlos Oliveira
Fogo tanta gente=9
ResponderEliminarNem os dos ranchos compuseram a sala....
Uma associação que emfim...
E so estava o governador civil porque veio por causa da banda de bairros e foi convidado a 5m da iniciativa para estar presente para ficar bem para esta associação socialista.
Meia duxia de gatos pingados a ver o festival desiludiu-me sinceramente esperava mais deste rancho
ResponderEliminarEste rancho é um flop do nosso concelho.
ResponderEliminarÉ uma pena. Só dizem mal e logo duma Associação que tem sido um exemplo de trabalho e dedicação ao foclore e à música popular,.
ResponderEliminarMeus sinceros parabéns pelo vosso trabalho.
Ilustres comentadores!
ResponderEliminarDesafio-vos a tornarem-se sócios desta associação para a conhecer melhor e depois sim poderem falar.
É de lamentar a ausência de mais espectadores no festival, mas a culpa não cai sobre a organização, mas sim da população de S. Martinho que não compareceu. Critica-se por não se fazer nada mas quando se faz não se comparece, enfim…
Aproveito também o momento para convidar os críticos a ingressarem nas fileiras desta associação para poderem dar o seu contributo e assim melhorar o que reportam estar mal.
O Manuel Francisco é um exemplo de dedicação a uma causa. quanto á politica ele nas ultimas eleições mostrou bem o que é. Apesar de em 2005 ter sido candidato à JF pelo PS em 2009 bateu com a porta e teve coragem, contrariamente a outros que foram candidatos em S.Martinho para garantirem obras para a sua empresa . Muitos Parabéns Manuel Francisco.
ResponderEliminarÉ uma pena o Governador Civil ter aberto o precedente...agora vai ter de fazer o mesmo a todas as recepções no Salao Nobre aos outros ranchos...dos outros Festivais....Pena é o Salao Nobre nao ter aberto para o de Bairros no Domingo logoa seguir...Enfim..o discurso do Presidente da CM em Bairros na cerimónia da Banda no dia seguinte foi logo esquecido pelo Vereador da Cultura.
ResponderEliminarExemplo???
ResponderEliminarQuando se sabe que se perde nao vale a pena se candidatar outra vez.....
Emfim
Um exelente rancho do nosso concelho que merece o respeito e a amizade do rancho folclorico de castelo de paiva.
ResponderEliminarParabens por mais um festival e espero que tenha corrido bem....
Um forte abraço
Caro Tiago Lopes,
ResponderEliminaré de lamentar o senhor criticar quem so esta a expressar a sua opinião...
O senhor as vezes se não fize-se tantas figuras em tirar fotos no meio de espetaculos de crianças e assim deixava os espetadores ate mais a vontade.
Aprenda a respeitar a opinião de toda a nossa população
Sr. Miguel
ResponderEliminarRespondendo a uma observação por si importada, obtive autorização perante a organização para a cobertura fotográfica do Concerto Pedagógico “Cristalina, a gota de água” e desconheço algumas reclamações dirigidas à organização por eventuais constrangimentos sentidos pelos espectadores. Muito sinceramente, acha mesmo que sentado no chão em frente à mesa do som provoca constrangimento aos espectadores?
Relativamente ao tema desta notícia, estava a expressar a minha opinião, tal como o Sr. o fez.
Infelizmente em Castelo de Paiva existe muito boa gente que está sempre pronta para atirar a primeira pedra, mas o mesmo não acontece no que toca a trabalhar em prol da sua terra, daí o comentário e o desafio que lancei.
Caro amigo Tiago lopes,
ResponderEliminarDesculpe mas o senhor nao estava em frente da mesa de som nao sei o porque de estar a dar informação errada mas as informações ficam para quem as praticam...~
Sobre o seu apelo eu concordei com ela so nao concordo que se venha para um blog criticar qualquer tipo de opinião expressada contra essas pessoas.
Existe uma palavra que descreve essas mesmas pessoas que é democracia.
nao aja duvida este blog do ze santos é um arauto da verdade e da mintira... daqui a pouco anda tudo a marretada no largo do conde, na camara, na junta de freguesia, no choupal e ate na igreja e na casa do FCP que nunca abriu as portas
ResponderEliminarai jesus nossa senhora ajudai-me a suportar este pesadelo
Para esclarecer a questão da localização que ocupei, questione o Sr. Adriano Pinheiro, ele pode-lhe elucidar, assim como se incomodei os espectadores.
ResponderEliminarNão sendo este o melhor local para conversas paralelas e uma vez que me conhece, quando me encontrar, podemos falar melhor sobre este assunto.
Quanto à crítica, aceito a critica construtiva, mas desprezo literalmente a crítica do “bota a baixo” e do criticar por criticar.
É lamentável que se reduza tudo o que acontece a posições partidárias!!
ResponderEliminarHá vida para além da política... E há quem trabalhe neste concelho sem pensar se está a agradar a rosas ou a laranjas!
Um agradecimento muito especial a TODOS os membros da Associação de que faz parte o Rancho de S. Martinho por tudo o que têm feito em prol da freguesia!