Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

CM DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL


Com a abertura dos XXIV Jogos Desportivos
Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril
Fernanda Ribeiro e João Campos vão marcar presença



Música, poesia, tertúlia, teatro, bandas de música, desporto, solta de pombos e desfile das colectividades concelhias são as principais iniciativas que vão marcar os festejos do 25 de Abril, organizados pela autarquia paivense. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva já deu a conhecer o programa das comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril, agendado para os próximos dias 23, 24 e 25 de Abril, e que, como é habitual, integra as cerimónias de abertura dos Jogos Desportivos, que este ano apresentam a sua 24ª edição.

Para o dia 23, Dia Mundial do Livro, está previsto teatro na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, pelas 10h30, com a participação do Centro Social de Real, seguindo-se pela tarde, a partir das 14h30, um “ Encontro de Gerações “.
No dia 24 de Abril, sob o tema “ CANTAR ABRIL “, haverá animação musical no Largo do Conde, com a actuação, pelas 21h30, do Coro Pequenos Girassóis, de Fornos, seguindo a exibição da Universidade Sénior de Castelo de Paiva e o encerramento com o Grupo de Musica Tradicional Portuguesa, “ P’ra Pular “.
No feriado do 25 de Abril, as iniciativas começam bem cedo, com uma Tertúlia sobre o 25 de Abril, ás 10 horas, no espaço da Biblioteca Municipal, com a presença de várias personalidades convidadas, enquanto a tarde será preenchida pelo habitual Desfile das Associações do concelho e exibição da Fanfarra do Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, sendo realizada às 15 horas a abertura da 24ª edição dos Jogos Desportivos, uma iniciativa municipal que se prolonga até ao final de Setembro e movimenta atletas de todas as freguesias do concelho.
O presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, e restantes vereadores do Executivo Municipal, vão estar presentes na cerimónia, ao lado de João Campos, seleccionador nacional de atletismo, da conhecida campeã olímpica Fernanda Ribeiro, de Luís Sá, atleta internacional dos 110 metros barreiras e de Elsa Amaral, treinadora de atletismo e, ainda, recordista nacional da Estafeta 4x400m, entre outros convidados para este evento, que marca o inicio de uma maratona desportiva que se prolonga até final de Setembro.
Para além de uma Solta de Pombos, e de provas de gira-voléi e ténis de mesa, haverá a habitual jornada de atletismo no Largo do Conde, terminando as comemorações com uma actuação da centenária Banda Musical de Fornos.

25 DE ABRIL FESTEJADO EM FOLGOSO – RAIVA

Também a ARCAF – Associação Recreativa Cultural e Ambiental e Patrimonial de Folgoso, em conjunto com a União Desportiva Cultural e Recreativa de Folgoso e o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, em colaboração com o Conjunto Maré Alta, vão promover, na noite do dia 24, as comemorações do 36º aniversário da Revolução de Abril.
A iniciativa, que decorre nas instalações da União Desportiva de Folgoso, começa ás 21h30 com uma festa popular com o Conjunto Maré Alta, seguindo-se ás 23h30, um período reservado ás intervenções alusivas à efeméride do 25 de Abril de 1974 e depois, à meia – noite, a saudação colectiva com Grândola Vila Morena, cantada por todos os participantes.
A festa, que terá uma entrada simbólica de 2 cravos, continuará noite dentro, com a actuação do Conjunto Maré Alta.

CAMINHADA DO DIA DA MÃE

Entretanto, o Grupo de Escuteiros de Castelo de Paiva e os gabinetes de Desporto e Cultura da edilidade paivense, vão promover, no próximo dia 2 de Maio, pelas 9 horas, uma CAMINHADA DO DIA MÃE, uma iniciativa que apresenta um percurso que privilegiará acessos de monte e estrada e cuja concentração terá lugar junto à Igreja Paroquial de Fornos, local para onde também está agendado o final da jornada.
Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição junto dos referidos gabinetes e devem utilizar calçado confortável para um percurso atractivo e de dificuldade média.

GIRP/Carlos Oliveira

6 comentários:

  1. QUE È FEITO DO MÊS DE ABRIL ?
    Que é feito do mês de Abril
    que nos circulou nas veias?
    Que é feito das ruas cheias
    quando o sol era um balão
    e andava tudo ao contrário
    as estatuas vinham ao chão
    e o sonho era o nosso horário?

    Que é feito do mês do sonho
    quando era sonho concreto
    e tinha forma de casas
    portas abertas
    e pão,
    quando o sonho que sonhámos
    era um filho colectivo
    parido pela multidão !

    ( José Fanha )

    ResponderEliminar
  2. bom dia saben que consta se que a tertulia foi o maximo um sucsso: vejamos 8 oradores, 10 funcionarios da camara e 7 pessoas do publico a assistir grande tertulia e a oposição nem apareceu

    ResponderEliminar
  3. e será ke a oposiçon foi convidade é ke pode nao ter sido nem a doutora da higiene apareceu

    ResponderEliminar
  4. Pelo que sei a tertulia era aberta a toda a população, a todo o povo! Ah! Já sei, a oposição não é povo, esquecia-me desse pormenor. Como pessoas de uma classe à parte exigem convite personalizado, no que fazem muito bem. Quanto à adesão dos paivenses... será que um actor de telenovelas teria mais público? E se sim, o que é isso significa? Quanto ao resto, palavras leva-as o vento. Acho que é de repetir, e sobretudo de agradecer a todos os que se esforçaram por estar presentes num Domingo cheio de sol, quando o que apetecia mesmo era ir à praia.

    ResponderEliminar
  5. Estranho tanta gente preocupada com a oposição....
    Eu vi membros da oposição e os sr presidentes de algumas JFreguesia da oposição presente nas iniciativas de domingo...ah pois é não se ve nas fotos não é?
    Viva Abril!! e a Liberdade de EXPRESSÂO!

    ResponderEliminar
  6. praia....so para ti que vives a custa do erario publico ó anonimo socialista

    ResponderEliminar