Porém, este anúncio do Governo deixou preocupados os sete presidentes das câmaras municipais abrangidas pela Concessão do Vouga, que já pediram uma reunião, com carácter de urgência, a Teixeira dos Santos.
Na carta enviada para o Ministério das Finanças, os autarcas recordam que, em 29 de Agosto de 2009, o Governo emitiu um despacho assinado por Teixeira dos Santos e pelo então também ministro Mário Lino a ordenar à Estradas de Portugal que promovesse o concurso internacional para a construção do IC35. "Posteriormente, declarações públicas de Vossa Excelência vieram reforçar este propósito e esta decisão, nomeadamente aquando de uma visita a Castelo de Paiva em 31 de Agosto de 2009", lembram, igualmente.
Deste modo, os presidentes das câmaras de Penafiel e Castelo de Paiva, mas também de Vale de Cambra, Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Sever do Vouga mostram "uma profunda preocupação" com o congelamento desta obra que, salientam, "assume uma importância vital para o desenvolvimento e progresso económico da região".
Entretanto, também o PS/Penafiel emitiu um comunicado através do qual lamenta o adiamento do IC35. Mas, contrariamente aos autarcas, os socialistas de Penafiel culpam a Câmara Municipal de Penafiel por esta decisão do Governo por, dizem, não terem concluído o estudo de impacto ambiental relativamente à ligação entre a EN15 e a A4. "O parecer desfavorável assumido publicamente pelo presidente da Câmara Municipal, no que se refere à proposta inicialmente apresentada para consulta pública comprometeu a conclusão do projecto. Tal situação permitiu o arrastamento, por inépcia política e cruzamento de interesses, até 23 Outubro 2008, com o início de novo estudo de avaliação de impacto ambiental, concluído em 11 Março 2009. Não fossem estes obstáculos, a obra estaria quiçá iniciada, não caindo no impasse presentemente verificado", defende.
Esta posição levou a que também Alberto Santos… lamentasse. "Numa atitude absolutamente cega com a defesa da decisão do Governo, o PS veio a público lançar a confusão e tentar atirar areia para os olhos dos penafidelenses, fazendo crer que a responsabilidade da decisão de suspender o IC35 é da Câmara Municipal. Nem o diabo num dos seus dias mais inspirados se lembraria de tamanho disparate", declara.
Alberto Santos lamentar, ainda, "a total falta de solidariedade do PS/Penafiel com todos os munícipes que diariamente sofrem o tormento de cruzar a saturada EN 106". "No combate político não vale tudo", finaliza o autarca.
Jornal "Verdadeiro Olhar"
O IC35 deveria unir os habitantes da região e nao para isto. Vamos organizar uma marcha lenta Castelo de Paiva - Penafiel em sinal de protesto
ResponderEliminarFoi anunciado com pompa em CPaiva para ajudar o PS nacional e local...agora ganharam as eleições já não se faz....acho que os paivenses se devem sentir enganados!
ResponderEliminarAGORA É QUE O PRESIDENTE DA CONCELHIA DE C.PAIVA DO P.S DEVERIA FALAR !
ResponderEliminarFAZIA UM BRILHARETE ! ADIVINHEM QUEM É ?
GONÇALO ROCHA
ResponderEliminarPois mas agora com estes gajos no governo acabou tudo nem estradas nem variantes nem nada
ResponderEliminarSempre quero ver agora o presdiente da camara a pedir explicações ao governo....isso gostava de ver mas é só letra