Iniciativa municipal continua na próxima semana Câmara de Castelo de Paiva levou ontem idosos de Sobrado ao Santuário de Fátima
Conforme tem acontecido em anos anteriores, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, está a promover o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.
Distribuídos por cinco autocarros, a autarquia paivense levou ontem os “ seniores “ da freguesia de Sobrado ao Santuário de Fátima, na região de Leiria.
A viagem contemplou passagem por Coimbra e o almoço foi realizado no parque junto ao santuário, onde os participantes, oriundos de todos os lugares da freguesia, tiveram a oportunidade de visitar este importante local de culto e peregrinação mundial, podendo mesmo assistir à celebração eucarística com o Cardeal Patriarca D. José Policarpo, na nova basílica do santuário.
Depois de cumprida a devoção e realizado o almoço, os excursionistas desta freguesia paivense foram visitar, na viagem de regresso, a frente ribeirinha da cidade da Figueira da Foz e estiveram na Senhora da Saúde, nos Carvalhos, onde realizaram o lanche e promoveram um animado bailarico em jeito de despedida de um dia bem animado e bem passado.
Recorde-se que, durante o mês de Agosto, o dia 24 esteve reservado para a freguesia de Paraíso, 26 para S. Martinho, 28 para os idosos da Raiva e o dia 31 contemplou a freguesia de Bairros, mas no mês de Setembro, o dia 2 foi destinado para a freguesia de Sobrado, dia 7 será a freguesia de Sardoura, e a 9 será a vez de viajar os “ seniores “ da freguesia de Pedorido e a 11 vão viajar os idosos de Fornos. O passeio da freguesia de Real, que estava agendado para amanhã, foi adiado devido à morte inesperada do Reverendo Padre Carlos Luís, ficando marcado para o próximo dia 17 de Setembro.
Realçando o espírito de solidariedade e a política de acção social levada a cabo pela autarquia, o presidente Paulo Teixeira entende que esta “ é uma acção de grande alcance social que merece continuidade, destacando a participação dos mais idosos nas iniciativas da comunidade e nos projectos que dignificam o concelho “.
O edil de Castelo de Paiva defende que esta iniciativa anual, “ deve continuar a ser assumida como o grande encontro da família paivense, permitindo um alargado e salutar convívio entre todos, possibilitando ainda, uma animação colectiva que marca esta grande jornada de confraternização”.
Para além do apoio disponibilizado por profissionais da área da enfermagem e da envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal conta com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
GIRP/Carlos Oliveira