Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

NOTA DE IMPRENSA


No passado dia 10 de Novembro numa extensa entrevista à Rádio Independente Paivense o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Gonçalo Rocha, referiu a determinada altura que o Executivo anterior não adquiriu um único metro quadrado de terreno para a criação de zonas industriais ou para a instalação de indústrias.

Disse também que “nesta matéria o concelho esteve parado nos últimos anos. Que se um investidor quisesse um terreno não tínhamos um m2 de terreno para oferecer. Que se Castelo de Paiva tivesse mecanismos isto seria diferente… e que o CACE tem situações delicadas para resolver….”

Porque isto não corresponde à verdade, os Vereadores do PSD relembram que:

a) desde 1998 a Câmara Municipal presidida por Paulo Teixeira pagou mais de 1.286.622 euros na aquisição dos terrenos para a construção da Zona Industrial de Lavagueiras, na freguesia de Pedorido.

b) no mandato anterior a este o Executivo do PSD concluíu a 2ª fase da Zona Industrial de Felgueiras, em Sobrado com a ligação à Ladroeira (Bairros), num investimento de 328.202 euros e adquirimos mais de 2.400 m2 de terreno.

Com esta obra instalaram-se 4 empresas naquela zona industrial, a saber Fernando Duarte Rodrigues, empresa de distribuição de gaz, a Vidraria do Pedro e do Alfredo e a Garagem Miradouro.

Com isto criaram-se postos de trabalho.

c) como o Senhor Presidente sabe, porque também aprovou como Vereador, para uma empresa como a NAUTILUS construir a actual fábrica, oferecemos o terreno na Zona Industrial de Felgueiras, foram mais de 20 mil m2 de terreno.

d) avançamos para a elaboração do Plano de Pormenor da Zona Industrial da Cruz da Carreira (publicado a 23 de Setembro de 2009 no Diário da República, estando o projecto de execução a ser realizado.

e) gostávamos também de relembrar os menos atentos que foi o Executivo do PSD que promoveu a constituição do PAIVAFINICIA.

Trata-se de um fundo de financiamento aplicado a Iniciativas Empresariais de Interesse Regional, criado através de uma parceria público - privada que envolve a intervenção de diversas entidades: o Município de Castelo de Paiva, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), a Sociedade de Garantia Mútua, a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva e a Caixa de Crédito Agrícola Mútua.

Relativamente ao que o Presidente da Câmara referiu a um jornal local no passado dia 21 que “os terrenos que estão implantados e área industrial são a preços exorbitantes, entre os 40 e os 50 euros por m2”. Isto é falso pois existem terrenos adquiridos à pouco tempo a 7,5 e a 10 euros na futura Zona Industrial da Cruz da Carreira e existem terrenos a serem vendidos a 15 euros na Zona Industrial de Felgueiras.

Como se pode ver é diferente a realidade que o Presidente da Câmara anuncia e a realidade de Castelo de Paiva.

Neste ponto os Vereadores do PSD aconselharam o Presidente da Câmara a ler o Regulamento de Incentivos ao Investimento, aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal, nomeadamente o artigo 3º, do Capítulo 1 e aí se pode ver de que forma a Câmara pode ajudar os potenciais investidores.




Castelo de Paiva, 26 de Novembro de 2009




Os Vereadores do PSD


Paulo Teixeira


Rui César Castro


Vanessa Pereira



8 comentários:

  1. Eu como Paivense e como bom pagador de impostos, também gostaria de saber porque o excutivo liderado por Paulo Teixeira deixou a Câmara numa situação muito dificil em termos financeiros...
    Penso que é a questão que os Paivenses gostariam que esclarecessem...
    Os Paivenses nas eleições foram claros, votaram a favor de Gonçalo Rocha, João Campos, contra Paulo Teixeira e Lopes de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Os socialistas que peçam perdão aos paivenses pelo dinheiro que gastaram na Zona Industrial de Carreiros, que nunca existiu.

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto é verdade!
    Pena foi que não tivessem sabido explicar aos paivenses tudo isto...

    ResponderEliminar
  4. Claros...eu que pensava que tinha sido só por 22 votos....
    Claros foram por exemplo em Felgueiras....

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo mas era bom saber quanto se pagou pelas expropriações fruto da falta de negociação com os proprietários no tempo de antero gaspar.

    ResponderEliminar
  6. camaradas na zona industrial da Póvoa em Lavagueiras a maior parte do terreno não tem qualquer tipo de industria é ver para acreditar .
    foi negocio de amigos só a cerne um terreno com area igual á IETA sem nada contruir ,e agora querem gastar mais com zonas industriais ,quem nada construiu tem de entrgar o terreno á camara municipal.

    ResponderEliminar
  7. Vamos ver quantos metros quadrados de terreno o Gonaçalo vai comprar até 2013 na Zona Industrial da Cruz da Carreira.

    ResponderEliminar
  8. Em Carreiros gastaram-se 36 mil contos e a Câmara nem um m2 de terreno lá possui.

    ResponderEliminar