Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Descargas poluentes no Rio Paiva

Para dar conhecimento de descargas efectuadas no rio Paiva, o SOS Rio Paiva, gravou um video no passado domingo por volta das 18 horas, cerca de 100 metros a jusante da ETAR de Vila Nova de Paiva, numa zona difícil acesso.

http://sosriopaiva.blogspot.com/2009/07/ultima-hora-rio-paiva-poluido.html


O movimento SOS Rio Paiva, tem vindo a recolher informação relativa aos eventuais focos de poluição do Rio "mais limpo da Europa" classificado como Rede Natura 2000 ao abrigo de directivas comunitárias para a preservação de espaços de grande valor ecológico. Nesse sentido, solicitamos no ano passado a todas as autarquias do vale do Paiva, dados referentes à qualidade da água e dos efluentes das ETAR. Nenhuma autarquia forneceu informações sobre o funcionamento das ETAR, mas os dados que nos foi possível recolher, juntamente com várias denúncias de cidadãos deste movimento, levaram-nos a suspeitar que naquela zona existiria um foco preocupante de poluição.

No domingo, infelizmente, numa visita ao local, isso veio a confirmar-se, como documentam as imagens.
O Rio Paiva foi transformado num enorme "esgoto a céu aberto", com um cheiro nauseabundo, água turva e coberta por uma espessa camada de espuma poucos metros a jusante da ETAR de Vila Nova de Paiva e a poucos quilómetros da nascente do nosso rio, o que é mais preocupante.

Esta semana a praia fluvial de Fráguas (Rio Paiva) foi considerada a pior do país em termos de qualidade da água!!!

O movimento SOS Rio Paiva lamenta a inércia das autoridades competentes face aos constantes alertas que tem efectuado e mesmo em relação a algumas denúncias que têm sido completamente ignoradas com total impunidade para os prevaricadores.
Em Junho do ano passado este movimento entregou em Lisboa uma exposição ao Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade onde alertava, entre outras coisas, para este problema.

Como cidadãos estamos fartos, tristes e impotentes para travar o destino que alguns querem dar ao Rio Paiva... A sua completa destruição.

Este crime ambiental já foi denunciado ao SEPNA-GNR, ICNB e Secretário de Estado do Ambiente.

Como cidadãos, fazemos a nossa parte. É altura destes organismos fazerem a sua...

Movimento SOS Rio Paiva
20 de Julho de 2009

1 comentário:

  1. Actualmente a poluição dos rios já não é das descargas directas de efluente para os rios.

    A situação torna-se mais grave porque com a construção das ETARS, para tratamento dos esgotos, todo o efluente foi canalizado para elas.

    A questão que preocupa é que essas mesmas ETARS, estão próximas das linhas de água para descarregar o efluente tratado. Se as unidades de tratamento funcionarem correctamente, tudo bem. Mas na realidade algumas delas são sob dimensionadas para o caudal de efluente a tratar, outras tem manutenção deficiente, outras encontram-se abandonadas grandes períodos de tempo e se houver um problema não tem ninguém para o resolver, etc, etc.

    Com estas situações todas a maneira mais simples de resolver os problemas é descarregar para a linha de água neste caso os rios. Porque não existe outra solução.

    A única solução é vigiar constantemente as unidades de tratamento e mesmo assim há situações de recurso que obriga a descargas directas para os rios. Custa dizer isto mas é o que se passa.

    Já agora o Rio Arda cujo leito as suas pedras eram douradas, agora são escuras. Um dia destes passei na ponte do Arda e verifiquei que o rio mais não era do que um canal de esgoto a água era escura e a espuma na queda da parede da albufeira era impressionante.

    ResponderEliminar