Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

PT Paredes com Teatro promove cultura em todo o concelho


A Câmara Municipal de Paredes apresentou, em conferência de imprensa, a 3ª edição do programa PT Paredes Com Teatro e aproveitou o momento para proceder à assinatura dos protocolos com os respectivos grupos, que nesta edição são 17, num total de 200 participantes.
Lançado em 2006/2007 o Programa PT PAREDES COM TEATRO tem como missão promover, incentivar e valorizar o teatro amador do Concelho de Paredes. Está alicerçado numa estratégia inovadora em termos de promoção deste género de iniciativas, traduzido num Protocolo PT subscrito pelo Município e pelos Grupos participantes.
Em 2006, existiam no Concelho apenas dois grupos, um com actividade regular e outro com actividade intermitente. Nesse ano de lançamento do Programa, o objectivo passava por conseguir integrar estes dois grupos e, ainda, incentivar o aparecimento de 3 novos grupos. A primeira edição superou as expectativas, ao integrar 8 grupos.
Parte integrante do Programa PT PAREDES COM TEATRO é o Programa ITINERÂNCIAS. Neste programa, os Grupos realizam os respectivos espectáculos que circulam pelo concelho. As freguesias que acolhem o ITINERÂNCIAS têm aumentado de ano para ano, mas está bastante limitado o seu número àquelas que têm espaços e condições mínimas aceitáveis para receber os espectáculos.
Tem havido uma melhoria constante do Protocolo PT, embora mantendo-se as linhas mestras inicialmente traçadas. Na edição que está a decorrer, a terceira, a novidade é o PT JÚNIOR, que vem dar resposta ao pedido de alguns dos grupos que integram o Programa PT PAREDES COM TEATRO.
No PT JÚNIOR, os grupos são constituídos maioritariamente por crianças até aos 14 aos de idade. No seu primeiro ano de existência conta já com 4 grupos.
Ao longo deste período de 3 anos, o aumento do número de grupos participantes foi de 110%, mais do que duplicou. A ter em conta que existem nesta 3ª edição 13 grupos no PT e 4 no PT Júnior (17 no total).
O vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes diz que se “trata de um dos projectos mais interessantes que está a ser desenvolvido em Portugal de dinamização associativa, desenvolvimento e promoção do teatro amador. Refere, ainda, que “o projecto não se restringe à produção do teatro amador, mas tem um alcance de dinamização das nossas práticas culturais”. “Tenho verificado a participação de um grande número de pessoas nas actividades que se desenvolvem ao longo do ano”.
Pedro Mendes salientou “a qualidade dos grupos que se verificado ano após ano e que estão em condições para apresentar trabalhos em qualquer parte do país”, realçando que em 2008 assistiram ao PT 6400 pessoas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o PT Paredes com Teatro é “um projecto de excelência da sociedade civil em prol da Cultura e é fundamental que continue com esta pujança”.

GICMP

Sem comentários:

Enviar um comentário