Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Notícias sobre Cinfães


Cinfães entre os municípios com melhor eficiência financeira
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses concluiu que Cinfães está entre os “50 melhores municípios em termos de eficiência financeira”. Os dados do documento referem-se à prestação financeira dos municípios durante o ano de 2007.
A elaboração do ranking teve por base 10 indicadores relacionados com a “gestão financeira, económica, patrimonial e orçamental dos municípios” (entre os quais as dívidas a terceiros por habitante, a liquidez, o endividamento líquido por habitante, a arrecadação de impostos e taxas por habitante e a diminuição dos passivos financeiros).
O desempenho do município de Cinfães é ainda referenciado no “ranking global dos 20 melhores municípios de média dimensão”, também relativamente à eficiência financeira.
Os autores do estudo atribuíram três categorias aos municípios, consoante a população de cada um: pequena (população menor ou igual a 20 mil habitantes), média (superior a 20 mil e menor ou igual a 100 mil habitantes) e grande dimensão (superior a 100 mil habitantes). Para a elaboração do estudo, a população atribuída a Cinfães foi de 20 494 habitantes.
No ranking global dos 50 melhores municípios, foram consideradas todas as categorias.
O Anuário, divulgado na quarta-feira, 8 de Abril, “analisa as contas do municípios” e “tem o apoio da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, do Tribunal de Contas e da Fundação para a Ciência e Tecnologia”.
Outras referências a Cinfães no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses:
- Receitas próprias: 15 por cento; Transferências do Orçamento de Estado para o município: 85 por cento;
- No ranking dos 50 municípios com menor independência financeira, ocupa a 36ª posição (14,6%);
- 15º município português com maior dependência das transferências do Orçamento do Estado (transferências/receitas totais): 85,4%;
- O município não recorreu a empréstimos bancários nos anos 2005, 2006 e 2007;
- 4º município com menor endividamento total (passivo exigível), com 1 151 687 euros; e 2º com menor dívida por habitante, com 56,20 euros;
- 16º município com menor índice de dívidas a fornecedores relativamente às receitas do ano anterior (2,5 por cento); - 10º município sem endividamento líquido: - 2 001 610 euros;
- 12º município sem endividamento líquido por habitante: - 97,7 euros; - 9º município sem ou com menor índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior.
A versão integral do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses pode ser consultada em www.ctoc.pt, sítio electrónico da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas.

Plano Municipal de Emergência em Consulta Pública
O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Cinfães está disponível para consulta pública no Serviço Municipal de Protecção Civil, nos Paços do Concelho e no sítio electrónico do Município (www.cm-cinfaes.pt), por um prazo de 30 dias (a contar de 7 de Abril de 2009).
As sugestões ou observações devem ser formuladas através de requerimento escrito a entregar na Câmara Municipal, ou através do endereço de correio electrónico proteccao.civil@cm-cinfaes.pt.
Noite de Fados em Nespereira
A Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN) continua a promover iniciativas de angariação de fundos para a construção de um centro social. A próxima, a realização de uma noite de fados, está agendada para 18 de Abril, às 21h30, no Centro Paroquial de Nespeira (ver programa em anexo).
Conferência na Casa da Cultura
“Sair da crise para um novo paradigma: o desenvolvimento ecologicamente sustentável” é o título da próxima conferência integrada no ciclo de palestras que a Associação Cultural Serpa Pinto está a promover durante 2009. A conferência irá realizar-se a 18 de Abril, na Casa da Cultura de Cinfães, entre as 15h00 e as 17h00.
O palestrante convidado será António Jacinto Rodrigues, investigador doutorado do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Caminhada na Serra do Caramulo
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai organizar uma caminhada na Serra do Caramulo, a 18 de Abril.
O percurso (Caramulinho – Jueus – Malhapão de Cima – Malhapão de Baixo – Almofala – Caramulinho) tem uma extensão de cerca de 12 quilómetros e um grau de dificuldade médio.
Segundo a Associação para a Defesa do Vale do Bestança, durante a caminhada “diversas informações serão transmitidas relativamente à flora e fauna da Serra”. Também se poderá “observar as orquídeas nos prados de montanha, o teixo, espécie representante da antiga floresta europeia e, medicinalmente, muito importante, e várias espécies de narcisos, alguns dos quais só conhecidos em Portugal e Espanha”.
As inscrições devem ser efectuadas até 16 de Abril.
Contactos da ADVB: 917619080, 968013140 ou 917535075. Sítio electrónico da Associação: www.bestanca.com.

G.A.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário