No âmbito da Rota do Românico
CM de Castelo de Paiva assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. Neste sentido, a CM de Castelo de Paiva vai promover amanhã, dia 17, sexta-feira, pelas 21h30m, um debate subordinado ao tema “Património e Ciência”, que terá lugar nas instalações da Biblioteca Municipal, e que conta com figuras de renome no panorama nacional, debate esse que abre as actividades de comemoração da efeméride.O programa completo das actividades orientadas para este fim-de-semana, ao nível da Rota do Românico, segue em anexo.
CO/GIRP
Será que a CM Castelo de Paiva só se lembra da Rota do Românico e de apenas um só monumento? É de lamentar como tem sido tratado o nosso património e sítios Arqueológicos/Arquitectónicos. Por todos os concelhos do Vale do Sousa e não só, infelizmente para toda a população Paivense, somos o pior exemplo ao nível de "aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade". É muito triste, pois quem dera a muitos outros concelhos terem a quantidade e diversidade de Monumentos e Sítios que temos. E fico-me por aqui.
ResponderEliminarCumprimentos.
Paulo Teixeira - Presidente Câmara Castelo de Paiva
ResponderEliminarCaro Pedro Mendes
É evidente que a CMCP não se lembra de um só monumento e da Rota do Românico. Aliás se o meu amigo tivesse tido oportunidade de ter estado ontem das 22 horas, de sexta à 1h15m de sábado na Biblioteca Municipal teria tido oportunidade não só de ouvir isso como também de ter participado num debate liderado pelo jornalista Carlos Magno e relacionado com essa temática.
Naturalmente o nosso concelho tem locais e sítios ímpares, uns públicos outros privados. Mesmo os públicos nem todos pertencem à CMCP , alguns desses pertencem por exemplo à Igreja.
Mas também isso foi falado ontem.
O importante é que estas situações despertem consciências. Eu ontem também aprendi muito.
Nenhum político ou detentor de cargo político se julge o detentor da razão e de todo o saber.
A sua intervenção neste blog e nesta matéria é um acto de cidadania que respeito e naturalmente terei em considerção. Haja muitos assim.
Permita-me também para pessoalmente colocar-me à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Aceite um abraço amigo do
Paulo Ramalheira Teixeira
Quem reduz a importância de um debate sobre Rota do Româncico ao tempo da duração e ao moderador...está tudo dito! "-é so areia para os olhos" Se olharmos para qualidade e quantidade do nosso património e áquilo que podia ser feito pela CM, ficamos muito aquém das espectativas. basta ver quanto se orçamenta para a área da cultura e quanto aos míseros euros que se efectivamente executam...uma disparidade brutal!
ResponderEliminarCaro Paulo Teixeira - Presidente Câmara Castelo de Paiva, antes de mais gostava de dizer que estive presente e até me cumprimentou.
ResponderEliminarNão participei no debate, pois eram tantas as perguntas e comentários a fazer positivas e negativas que o Sr. Carlos Magno ia delicadamente mandar-me "calar" como se passou com outros intervenientes. Aliás muitas perguntas não foram sequer atendidas. Agora arrependo-me de não ter intervido, depois de ter lido o comentário só após a conferência, mas não faltarão oportunidades para abordar novamente este assunto.
Já agora quando o Sr. Carlos Magno perguntou se alguém na sala conhecia e teria feito a Rota do Românico a todos os monumentos e ninguém, inclusive os moderadores, o tinha feito diz tudo sobre este projecto. Por engraçado que pareça não pude levantar o braço pois falta-me apenas conhecer um “in loco”.
Aceito o abraço amigo e retribuo, mas com todo o respeito mantenho o que disse "somos o pior concelho do Vale do Sousa nesta matéria"...
Cumprimentos.
Quem se esconde na capa do "Anónimo" não devia merecer qualquer consideração, mas como nunca fui desse tipo de pessoas, permite-me o seguinte comentário ...... Na sessão de anteontem estiverem presentes representantes de organismos desconcentrados do Governo da Nação desta área.....Sobre isso não comento mais. Sei que a alguns custa reconhecer, mas o Ano de 2008 registou em termos financeiros o maior investmento de sempre na área cultural na história do Município de Castelo de Paiva. No decurso da próxima semana os paivenses que ainda não sabem, e felizmente são poucos, vão saber porquê e aonde. Estejam atentos....
ResponderEliminarPaulo Teixeira