Páginas

domingo, 1 de março de 2009

TAL COMO OS MINEIROS… UM MONUMENTO IGNORADO E ESQUECIDO.

Certamente que os mais velhos recordam os tempos difíceis que levaram ao encerramento das Minas do Pejão no inicio do ano de 1995.
Mineiros e população uniam-se numa luta que durou 30 dias, contra o encerramento daquela empresa do concelho de Castelo de Paiva que durante mais de um século foi uma das maiores fontes de riqueza deste Pais dando emprego a cerca de 2000 trabalhadores. Uma luta que acabou por ter os seus frutos dadas as reivindicações dos Mineiros, a criação de uma zona industrial, como também melhores acessibilidades com intervenções na rede viária. Uma reivindicação à qual o governo de Cavaco silva acabaria por ceder.
Na base da indignação dos mineiros do Pejão esteve a Homenagem que a Câmara de Castelo de Paiva, então liderada por Antero Gaspar, quis levar a cabo no mesma altura do encerramento das minas, uma atitude nunca aceite por parte dos ex trabalhadores da E.C.D - Empresa Carbonífera do Douro.
A Homenagem aos Mineiros do Pejão acabaria por ser feita ano e meio depois, no dia 24 de Junho de 1996, pelo Professor Joaquim Quintas, então Presidente da Câmara de Castelo de Paiva (já falecido), numa cerimonia que passou quase despercebida, dadas as razões atrás apontadas.
Hoje, este monumento que representa mais de um século de Historia das Minas do Pejão, encontra-se neste estado de abandono e tem sido motivo das mais variadas criticas por parte daqueles que visitam Pedorido, assim como por todos quantos viveram o “gélido” Janeiro de 1995.
Um dos mais belos e ricos monumentos de Castelo de Paiva e que terá custado ao município cerca de 100.000 euros, não só pelo seu custo, como também pelo seu valor Histórico merecia um outro respeito.
Por António Pinto

1 comentário:

  1. Ola António.
    Esta situação que acabas de denunciar é grave e por isso deve ser apresentada ao instituto de conservação dos monumentos. Nesta terra ja nada me espanta com tanta negligencia e irresponsabilidade por parte dos políticos locais, alias corrijo,(politiquitos).Gostava de ver a foto e analisar para também eu poder agir perante as entidades competentes. Todos temos o dever de denunciar.

    ResponderEliminar