Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

Liga de Futebol “Terras do Paiva”.

Depois de muitas ideias sobre os mais variados problemas que têm vindo a surgir com as equipas do Concelho de Castelo de Paiva, isto no que se refere à forma de tratamento por parte dos órgãos do INATEL, ex que surge a ideia da criação de um campeonato de Futebol Popular. Com a criação deste campeonato associações do concelho acabam por ver de certa forma os seus problemas (Financeiros) resolvidos.
As queixas têm sido por demais e mesmo apresentadas nos órgãos do INATEL que ao longo dos anos tem vindo a ignorar os protestos dos clubes ali inscritos.
Assim poderemos ter mais equipas a nascerem e a renascerem para o futebol e certamente que com esta diversidade de jogos por todo o concelho sai a ganhar.
Com isto sai a ganhar o Concelho de Castelo de Paiva, pois com a criação de novas associações haverá um maior dinamismo desportivo e cultural.
O associativismo é o grande pólo de desenvolvimento de uma terra e mesmo de uma região. Podem mesmo algumas freguesias, resgatar a sua identidade desportiva, recreativa e mesmo cultural, como são os casos do G.D.Pedorido e do Oliveirense F.C arredados das competições.
Todos vão ganhar com a criação desta liga .
Existe já uma equipa a trabalhar neste processo e não há dúvida que a criação desta Liga vem revolucionar o desporto no concelho paivense.
Este exemplo pode ser comparado ao que foi criado em Espinho e que veio a dar grandes resulatados.
Que vantagens tirou Espinho com este campeonato?
O S.C de Espinho, busca protocolos com as associações do concelho Vareiro no sentido da captação de jogadores que ao longo dos anos têm vindo a reforçar o clube da Cidade. Mais, já são vários os olheiros dos campeonatos nacionais a observar este campeonato popular de futebol, procurando aqui reforçar os seus planteis, como é o caso do Milheiroense que conta nas suas fileiras com vários jogadores oriundos deste campeonato . Existem outros clubes a fazer prospecção de jogadores como é o0 caso do V.Guimarães (Liga Sagres)
Castelo de Paiva não pode parar e todos temos a responsabilidade de criar na nossa terra razoes para um futuro melhor. Vamos assim dar aos nossos jovens uma possibilidade para que estes pratiquem desporto e assim encarrilem por trilhos mais dignos desta sociedade em que vivemos. Assim poderemos sorrir ao vermos a nossa gente feliz por esta brilhante ideia. Um bem-haja à Câmara Municipal de Castelo de Paiva por apoiar esta iniciativa, cabendo agora aos clubes a responsabilidade de aderirem a este projecto impar de desenvolvimento desportivo. Só com um Concelho dinâmico e a pensar no futuro dos nossos filhos encontraremos aqui razões para acreditar que vale a pena viver e orgulharmo-nos desta terra que “AMAMOS”.Vamos exigir que nos respeitem dando prova de que somos capazes….


Por António Pinto

3 comentários:

  1. Esta crónica veio tarde, mas já diz o ditado "mais vale tarde do que nunca". Só espero que a "equipa a trabalhar neste processo" e "Câmara Municipal de Castelo de Paiva por apoiar esta iniciativa" não tenha apenas surgido apenas este ano em que se realizam as eleições e depois caía em novamente no esquecimento.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro

    a liga surgiu da cabeça de uma pessoa que de imediato foi seguido por outros que gostam de futebol e que nada temos a ver com disputas eleitorais!! É uma ideia séria e sem interesses por trás! E não vale a pena ter já desconfianças despropositadas, a Câmara mostrou-se interessada este ano porque foi a primeira vez que lhe falaram no assunto! Cumprimentos Vitor Moreira

    ResponderEliminar
  3. Caro Vítor

    Com conhecimento de causa não foi a primeira vez que falaram a Câmara no assunto. E não seria a Câmara Municipal a dar o primeiro passo? Fosse ela de que partido fosse... para bem do futebol. A "possível" ideia da liga concelhia não surgiu apenas este ano e de uma só cabeça de uma pessoa, bem estaria mal o nosso concelho...
    Espero estar errado, quanto ao meu primeiro comentário, mas o futuro o dirá e serei o primeiro a dar a cara se estiver enganado.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar