Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2009

Encontro Municipal de Orientação decorreu no Parque da Cidade de Paredes

A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já 100 anos de existência, enquanto desporto organizado. Esta é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos no país. A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a natureza.
Cada aluno escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou. Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica ou de um pequeno picotador ou símbolos adaptados).
Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo, ou registando os símbolos), o praticante comprova a passagem por cada ponto. A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio.
Cruzando diferentes percursos pedestres, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário e decidir.
O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira.
No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar, desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques / jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão.
No presente ano lectivo esta é uma das modalidades que integra o Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva previsto pelo Município de Paredes, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Tendo como objectivo sensibilizar os alunos para a importância de preservar a natureza e usufruir do contacto com a mesma, a modalidade foi abordada em todas as EB1’s do concelho.
Considerando que esta é uma modalidade pluridisciplinar, uma vez que requer a utilização conjunta de vários conteúdos de diferentes disciplinas e que a escola é um local privilegiado para a sua iniciação, uma vez que proporciona um ambiente seguro e conhecido aos “pequenos” iniciados, foi definida uma proposta metodológica para a abordagem da mesma.
Para tal, os respectivos professores de actividade física frequentaram uma acção de formação, ministrada pelo professor Pedro Pereira, na qual se realçou o valor educativo da Orientação, tendo sido também discutidas as noções elementares, apresentadas progressões pedagógicas e elaboradas propostas de aulas, tendo em conta a realidade dos espaços físicos das escolas, bem como alternativas para situações em que as condições climatéricas não permitiam aceder ao exterior.
Após a sua aplicação, os alunos concluíram esta fase de aprendizagem com uma competição designada por Encontro Municipal de Orientação que teve lugar, no passado sábado, 28 de Fevereiro, no Parque da Cidade de Paredes.
Foram cerca de 200 os alunos que puderem disputar competições, quer em percursos formais quer em estafetas.
A dinâmica verificada e o entusiasmo dos pequenos alunos, sempre apoiados pelos familiares, permitiu perceber que a modalidade conquistou novos praticantes cumprindo-se integralmente os objectivos propostos.
GICMP

Sem comentários:

Enviar um comentário