Páginas

sábado, 28 de março de 2009

Ciclismo Internacional Sub 23

Nações à conquista da Rota do Românico do Vale do Sousa
Catorze equipas em representação de dezoito países começam amanhã, em Penafiel, o 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa, prova inaugural da Taça das Nações em ciclismo Sub 23,
Portugal, vencedor em 2008 deste troféu internacional organizado no âmbito da UCI – União Ciclista Internacional vai começar por defender o título ao alinhar na prova portuguesa com duas jovens e renovadas equipas. O estatuto de país anfitrião permite-lhe participar com duas selecções (A e B).
Joaquim Gomes, director do Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa acalenta fortes expectativas para esta terceira edição da corrida:
“A Taça das Nações é a principal competição de Sub-23 a nível mundial e, mais uma vez, começa no nosso país. Encontrámos no projecto Rota do Românico do Vale do Sousa o parceiro ideal para uma realização desta natureza, o que representa uma aliança feliz e saudável entre o desporto e a cultura com a qual esperamos ajudar a promover este projecto tão interessante. Acredito que a juventude e todos os que acompanham o fenómeno ciclista e que vão seguir esta competição vão estar atentos e prestar a devida atenção ao objectivo cultural que está aliado à prova.”
A competição é organizada pela PAD - Produção de Actividades Desportivas com o apoio dos seis municípios (Penafiel, Paredes, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras) da Comunidade Urbana do Vale do Sousa ao qual pertence o projecto Rota do Românico.
Além de Portugal vão marcar presença no Grande Prémio de Portugal a Espanha, Colômbia, Holanda, Alemanha, Dinamarca Luxemburgo, França, Rússia, Eslovénia, Ucrânia e Bielorrússia. O Centro Mundial de Ciclismo, escola de formação da União Ciclista Internacional, estará também representado com uma equipa multinacional constituída por corredores da Moldávia, Hungria, Estónia, República Checa, África do Sul e Uzbequistão. Cada formação pode participar com seis corredores com idades inferiores a 23 anos.
Mais de 350 km entre história e arquitectura Românica
Esta sexta-feira discute-se a primeira das três etapas do 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa. A partida será dada em Penafiel às 11h30 e chegada a Paredes está prevista para depois das 14h30. O pelotão sairá do Largo da Feira, em Penafiel, para pedalar 112,2 quilómetros onde estão incluídas contagens de montanha de 3ª e 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas em Rio Mau, Paredes e Paço de Sousa. A chegada a Paredes vai acontecer no Parque José Guilherme situado no centro da cidade.
O segundo dia de prova terá início em Castelo de Paiva e será mais propício a roladores. Ao longo de 113,6 quilómetros há apenas duas contagens de montanha de 4ª categoria. As metas volantes estão instaladas na passagem por Canedo, Torre e Lordelo. A meta da segunda etapa estará enquadrada pelo centro de exposições de Paços de Ferreira que vai assistir, sábado, por volta das 14 horas, à chegada dos corredores.
Para domingo está reservada a etapa mais dura e também a mais longa, com 136 quilómetros. Lousada irá assistir à partida do pelotão, às 11h30, no largo da Feira, mesmo em frente às piscinas. Fafe, Fermil e Mota são pontos estratégicos no percurso por serem locais de metas volantes ainda que as principais dificuldades estejam reservadas para os prémios de montanha. O Alto de Lameira será o primeiro topo para medir forças ao pelotão e depois surgirá a escalada mais íngreme, de 2ª categoria, para Outeiro. Já muito perto do fim, os corredores terão de trepar ao alto de Stª Quitéria, em Felgueiras, onde vai terminar a tirada e onde estará como habitualmente o palco da cerimónia de consagração dos vencedores do Grande Prémio de Portugal.
O 3º Grande Prémio de Portugal Rota do Românico do Vale do Sousa é uma organização PAD que vai decorrer sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Instituto do Desporto de Portugal e com o apoio empenhado dos municípios da Comunidade Urbana do Vale do Sousa.

Sem comentários:

Enviar um comentário