Cultura, desporto e acção social no programa de Natal da Câmara Municipal de Cinfães
As festividades de Natal, em Cinfães, vão ser assinaladas até 24 de Janeiro de 2009 com actividades culturais, desportivas e de acção social.
Hoje, 3 de Dezembro, Dia da Pessoa Portadora de Deficiência, haverá teatro, dança, exposições e lanche convívio na Escola Secundária de Cinfães, a partir das 14h00. Irão participar na iniciativa, promovida pelo Conselho Inter-Técnicos, os utentes da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, da Cercimarante e pessoas portadoras de deficiência e familiares das 17 freguesias do Município.
Para sábado, 6 de Dezembro, está anunciada a apresentação da Escola Municipal de Andebol de Cinfães, às 9h30, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal Armando Costa. No mesmo dia, pelas 21h30, irá realizar-se um Encontro de Coros na Capela de S. Brás, em Nespereira. Actuarão os Grupos Corais de Santa Cristina (Tendais) e de Sangalhos (Anadia) e o Orfeão de Valbom (Gondomar).
Fotografia e Literatura
“Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” é o título da exposição fotográfica a inaugurar a 12 de Dezembro, às 17h30, no Museu Serpa Pinto. As fotografias são da autoria de Lourenço Pereira, natural de Souto do Rio, freguesia de Oliveira do Douro, Cinfães. Lourenço Pereira “apaixonou-se pela fotografia, ainda criança, quando na câmara escura, com o fotógrafo profissional, sr. Nicolau de Sousa Pinto, viu 'aparecer' num papel, mergulhado num líquido, uma imagem”. Lourenço Pereira é o autor das fotografias da Monografia de Cinfães. “Do Douro ao Montemuro pelo Bestança” poderá ser visitada entre 12 de Dezembro e 9 de Janeiro de 2009.
13 de Dezembro será dia de apresentação do livro “À Lareira do Montemuro – Histórias de Lobos”, de Jorge Ventura. Edição da Associação para a Defesa do Vale do Bestança. A obra será apresentada na Casa da Cultura, às 15h00.
Cantata de Natal
Também a 13 de Dezembro, terá início a Cantata de Natal, na Igreja Paroquial de Moimenta, a partir das 21h30. Vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. A Cantata de Natal, sempre com a participação do Coral Etnográfico de Cinfães, irá prolongar-se até 17 de Janeiro: a 20 de Dezembro irá realizar-se na Igreja de Santa Joana, em Aveiro, às 21h30, com a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães; a 27 de Dezembro na Igreja Paroquial de Cinfães, às 21h30, com a Banda Marcial de Cinfães; a 3 de Janeiro na Igreja Paroquial de Ramires, às 21h30, com a Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros; a 10 de Janeiro na Igreja Paroquial de Bustelo, às 21h30, com a Banda Filarmónica de Santo António de Piães; e a 17 de Janeiro na Igreja Paroquial de Tendais, às 21h30, com a Banda Marcial de Nespereira.
Mochilas, fatos-de-treino e brinquedos para crianças
Entre 15 a 18 de Dezembro, serão distribuídas ofertas natalícias pelas crianças da Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A Câmara Municipal de Cinfães irá oferecer mochilas às crianças da EPE (num total de 452) e fatos-de-treino (999) aos alunos do 1.º CEB.
A distribuição dos brinquedos recolhidos na campanha de solidariedade do Banco Local de Voluntariado de Cinfães decorrerá entre 15 a 23 de Dezembro. O 1.º aniversário do Banco de Voluntariado será assinalado a 13 de Janeiro, na Casa da Cultura, às 9h30.
“Oficinas de Natal”, “O Natal e os Livros” e Janeiras
Nos dias 22, 23, 29 e 30 de Dezembro, a Casa da Cultura recebe as “Oficinas de Natal”, actividades lúdicas destinadas às escolas do 1.º CEB de Vila Chã, de S. Cristóvão de Nogueira e de Fonte Coberta. A mostra bibliográfica “O Natal e os Livros” também pode ser visitada na Casa da Cultura de Cinfães, durante o mês de Dezembro e até 2 de Janeiro de 2009.
O Programa de Natal da Câmara Municipal de Cinfães será encerrado a 24 de Janeiro de 2009, com cantares de Janeiras. Irão actuar, no Salão Paroquial de Cinfães, a partir das 21h30, o Rancho Folclórico de Santa Quitéria (Tendais), a Associação R.C. Fornelos – Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos e o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira.
GAP