Páginas
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Freguesias de Sobrado, Bairros e Real viajaram até á Praia de Mira
Poesia, exposições e contos por Cinfães
De 15 a 30 de Setembro, A Poesia na Escola levar livros de Florbela Espanca ao Espaço Polivalente da Escola Secundária Prof. Flávio Pinto Resende. Livros de poesia para leitura presencial.
No mesmo período, entre 15 a 30 de Setembro, o Complexo Escolar de Cinfães receberá a exposição itinerante dedicada a Alice Vieira e o Jardim de Infância da Misericórdia de Cinfães a exposição itinerante dedicada a Christian Hans Anderson.
Também a partir da próxima segunda-feira, estar de regresso a Arca dos Contos, com o objectivo de levar a todas as crianças do Pré-Escolar a magia dos contos escondidos nos livros. Durante o mês de Setembro, o livro da Arca dos Contos será O que eu quero serão, de José Jorge Letria.
A iniciativa Arca dos Contos irá realizar-se ás terças e quintas-feiras, na Biblioteca Municipal ou em Jardins de Infância, mediante marcação.
Maestro Alberto Madureira da Silva será agraciado com a Medalha Prateada do município
A Medalha será entregue durante o IX Encontro de Bandas de Música de Taroquela, a 21 de Setembro, durante o qual também decorrerá a comemoração e homenagem da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães ao maestro e compositor Alberto Madureira da Silva
Câmara de Cinfães adjudicou obras dos Centros Escolares de Santo António (Santiago de Piães e de Tarouquela e do Auditório Municipal
A obra do Centro Escolar de Santo Ant?nio foi adjudicada á empresa Santana & Companhia, SA. O futuro espaço escolar será constituído por 2 salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), 4 salas para o 1º Ciclo do Ensino básico (CEB), biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
No futuro Centro Escolar de Santo António serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal, em consonância com a Carta Educativa do Concelho de Cinfães.
A obra do Centro Escolar de Tarouquela foi adjudicada empresa Inmetro, Construções, Lda. e ABB Alexandre Barbosa Borges, SA. A empreitada irá dotar o Centro Escolar de 1 sala para a EPE, 4 salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. A comunidade escolar local fará usufruto do Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos.
As duas obras, com prazo de execução previsto de 12 meses, aguardam aprovação de financiamento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Enquanto decorrerem os trabalhos, as crianças irão ser instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
Auditório Municipal
A obra do Auditório Municipal de Cinfães foi adjudicada á empresa Santana & Companhia, SA. O edifício, a construir junto á Igreja Matriz de Cinfães, na Quinta da Fervença, terá uma sala principal com capacidade para cerca de 200 pessoas sentadas e capacidade utilização múltipla. Cinema, artes performativas e conferências são algumas das actividades que o futuro Auditório poderá vir a acolher.
O prazo previsto para a execução da obra é de 12 meses.?
Novo Centro Escolar entra em funcionamento na segunda-feira
O novo Centro Escolar de Fonte Coberta (na freguesia de Souselo) vai entrar em funcionamento no primeiro dia de aulas do ano lectivo. Na próxima segunda-feira, dia 15.
Fazem parte do espaço 2 salas para a EPE, 5 salas para o 1º CEB (incluindo sala de expressões), biblioteca, sala de professores, refeitório, sala polivalente e polidesportivo.
O Centro Escolar de Fonte Coberta foi dotado de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático (incluindo quadros interactivo).
Bandeira de Castelo de Paiva na Suíça
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
20 de Setembro a 31 de Outubro - Casa da Cultura de Paredes - Exposição "Faces da Ciência"
Faces da Ciência uma exposição pensada com o propósito de despertar a atenção do público para os grandes cientistas da história mundial e qual o seu contributo para a construção das sociedades modernas em áreas tão relevantes como a saúde, a indústria e a economia.
Desde respostas dadas em euros (procurando quantificar um valor), a equipamentos que não se dispensam no dia-a-dia, passando por processos que suportam a vida das cidades. Atrâvês de todas estas respostas a exposiçãoo procurará, de uma forma original, mostrar aos cidadãos como é que estes homens influenciaram o nosso percurso.
A exposiçãoo terá uma linguagem dupla, para adultos e para crianças:
Para os adultos:
5 volumes em paralelepípedo, com informaçãoo e fotografias dos cientistas em destaque, dispostos num circuito contínuo.
Para os mais novos:
Pain?is em formato de estrela com ilustrações e informação dedicada a miúdos dos 8 aos 12.
Um pequeno guia distribuído no início da exposição permitir criar interactividade entre os mais novos e a exposição, com perguntas de descoberta e pequenos jogos.
A exposição do projecto Sentidos da Ciência tem como principais objectivos: divulgar a Ciência atravês da vida e obra de grandes cientistas, recordar que por trâs de qualquer nova tecnologia há um importante avanço científico e contribuir para a literacia científica.
A autarquia vai disponibilizar um autocarro, todas as quartas-feiras da parte de tarde, para as escolas que queiram visitar esta exposição.
II Encontro Municipal de Etnografia de Penafiel
Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Municipal de Penafiel patrocina o II Encontro Municipal de Etnografia, iniciativa organizada pelo Grupo Folclórico de Penafiel. O sucesso da primeira edição determinou a repetição do evento em 2008, estando previstas cerca de 20 actuações de grupos, ranchos folclóricos e cantadores locais. A entrada no Parque da Cidade é livre.
Programa:
Exposição Carros dos Bombeiros
10h00 > Início Feira Artesanal. Abertura dos Stands - Entrada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penafiel
10h30 > Missa Campal. Grupo Coral
12h00> Piquenicão
12h30 Cantares ao Desafio - Pinto de Canelas e Olinda
13h30 > Grupo de Bombos da ADF de Guilhufe
13h45 > Tamborileiros da Adrap - Galegos
14h00 > Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes
14h20 > Rancho Folclórico de Paço de Sousa
14h40 > Zés Pereiras da A.C.F.A - Fonte Arcada
14h55 > Grupo Folclórico de Penafiel
15h15 > Rancho Folclórico de S.Pedro da Bela Vista - Galegos
15h35 > Zés Pereiras de S.Julião - Lagares
15h50 > Rancho Folclórico Infantil de Duas Igrejas
16h10 > Baile dos Pedreiros
16h30 > Grupo de Bombos da A.C.J. Oldrões
16h45 > Rancho Folclórico de Cabeça Santa
17h05 > Rancho Folclórico de Bustelo
17h25 > Rancho Folclórico de Abragão
17h45 > Grupo de Cantares os Montanheses da Capela
18h05 > Rancho Folclórico as Moleirinhas de Guilhufe
18h25 > Grupo de Canto Tradicional Casa do Povo de Abragão.
5.º Salão do Automóvel Antigo e Clássico do Vale do Sousa
«FADO EM SI BEMOL» AO VIVO EM AROUCA
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
NOTA DE IMPRENSA -
G.P. de Portugal/Paredes – Rota dos Móveis
Câmara atribui subsídios a Bandas de Música, Clube e IPSS
Foram contempladas, com 15 mil euros cada, a Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros, a Associação Filarmónica, Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela, o Centro Recreativo e Cultural de Nespereira, Banda Marcial, a Sociedade Artística Musical de Cinfães, Banda Marcial e a Associação Cultural e Banda Filarmónica de Santo António de Piães.
O Clube Desportivo de Cinfães vai receber da Autarquia, para a época 2008/2009, Prémios de Subida 3ª Divisão Nacional (10 mil euros) e de Participação na Taça de Portugal (5 mil euros e 2,5 mil euros por cada eliminatória da Taça de Portugal em que participe, para além da primeira) e 10 mil euros relativos a Protocolo de Publicidade.
??????A C?mara Municipal de Cinf?es atribuiu ainda 6 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Tendais, no âmbito da atribuição de subsídios a cada uma das Instituições de Solidariedade Social do concelho que já apresentaram a aprova o do Plano de Contas de 2007 e Plano de Actividades de 2008.
O subsídio de 6 mil euros representa 50 por cento da verba a atribuir pela Autarquia ao Centro Social e Paroquial de Tendais, no decorrer deste ano.
AJAACP - Acção de Formação parar sensibilizar as pessoas á prática da modalidade
INFORMAÇÃO DE TRÂNSITO
GAP
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Paredes - Autarquia paredense assinalou início do ano lectivo
Em simultâneo e à semelhança dos anos anteriores a autarquia homenageou os professores que leccionaram no concelho e que se aposentaram no final do último ano lectivo.
O evento contou, ainda, com a participação/actuação dos jovens da EB 2/3 de Lordelo e Cristelo.
Presentes na cerimónia estiveram, entre outros, o director regional adjunto da DREN, António Leite, a responsável pela Coordenação Educativa do Tâmega, a representante da Associação de Empresários pela Inclusão Social, os responsáveis pelo município e Presidentes de Junta de Freguesia.
O vereador responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Mendes, destacou o esforço que os professores, técnicos, educadores e auxiliares têm desenvolvido nas escolas, pois “têm sido os principais parceiros desta tarefa”.
Pedro Mendes diz que “assumimos a tarefa para a Educação e sempre dissemos que ia ser a nossa prioridade, porque o concelho tem revelado necessidades estruturais e de qualificação da comunidade. Apresentamos um projecto ambicioso que está no terreno e que consiste em requalificar o Parque Escolar. Quase 90% da Carta Educativa, no que diz respeito ao financiamento, está concretizado”.
No mesmo sentido o Presidente da Câmara Municipal de Paredes referiu que “a aposta na Educação é crescente” e avançou que a partir do próximo ano a comunidade do 2.º e 3.º ciclo “fará parte da nossa responsabilidade política e administrativa”.
Celso Ferreira relembrou que 2008 é o “ano da confirmação do trabalho conjunto que temos vindo a fazer em conjunto e valorizamos o trabalho que os professores desenvolveram ao longo dos últimos anos. Os últimos dois foram vividos em conjunto, na ânsia de construir uma nova realidade educativa, no que diz respeito, sobretudo aos equipamentos”.
De acordo com o autarca pretendemos “dar um futuro e um horizonte diferente aos jovens desta terra. Se não acautelarmos a qualificação profissional e criarmos condições para que as crianças e jovens possam ter melhores remunerações no futuro, claramente que a reforma de todos estará em causa. Surgirão problemas graves para todos e para o equilíbrio da sociedade”.
Carta Educativa de Paredes
A Carta Educativa de Paredes prevê a implantação de nove Territórios Educativos (Sobreira, Gandra, Baltar, Rebordosa, Lordelo, Cristelo, Vilela, Paredes e Bitarães) e neste momento a autarquia já contratualizou financiamento comunitário para as duas primeiras fases.
A primeira, orçada em cerca de 15 milhões de euros, contempla a construção de sete centros escolares (Rebordosa, Vilela, Duas Igrejas, Paredes, Mouriz, Gandra e Recarei).
A segunda fase prevê o lançamento de concurso público para a construção de mais sete centros escolares (Sobreira, Baltar, Cête, Lordelo (duas escolas) e Rebordosa (outras duas novas escolas) e Sobrosa, além de duas escolas básicas integradas em Baltar e Bitarães.
Segundo o edil paredense “as obras das primeiras sete escolas – investimento ascende a 15 milhões de euros - que estavam previstas na Carta Educativa e que foram lançadas a concurso terão início, em princípio, durante o mês de Outubro”. Adianta que “tem sido um trabalho muito difícil, um misto de sonho e de alguma impaciência, mesmo para nós que diariamente tratamos dos procedimentos administrativos desde que surgiu a ideia e a ambição de construir um parque educativo melhor, sobretudo melhor preparado para que os professores possam desenvolver as suas actividades e para que os alunos possam desenvolver e demonstrar as suas capacidades e o resultado da sua aprendizagem”.
Acredita que o processo terminará dentro de cerca de seis anos e que o resultado final vai valer a pena. “Quero, por isso, pedir aos professores que nos ajudem neste ano lectivo que vai ser difícil”. “É fundamental que todos olhemos para a Educação sem qualquer visão político-partidária”, acrescentou.
“Quero deixar-vos um voto de confiança e dizer que vamos, mais uma vez, procurar estar à altura das responsabilidades”.
Celso Ferreira avançou que nas próximas semanas o Município de Paredes vai assinar um contrato com o Governo com vista à transferência das competências no domínio do 2.º e 3.º ciclos. “Um compromisso que não temos medo de assumir, sem com isto reconhecer a grande responsabilidade que passa para os ombros da Câmara Municipal e para toda a comunidade educativa, porque passa a ter nível de integração diferente. Assumiremos a transferência de competências por duas razões: uma de natureza política e outra de gestão. Politicamente não podem haver tantas matérias que nos dividam e a Educação não pode dividir tanto os portugueses. Temos que trabalhar em conjunto, com todos, seja de que partido for. A Educação tem que ser uma questão de regime, tem que ser alvo de um acordo transversal, da nossa sociedade, com o objectivo claro de mudar o destino do país. Sobre a gestão, quando se questiona que o acordo pode fragilizar as autarquias deve ser sobretudo encarado numa perspectiva da gestão de escala. Com a Carta Educativa implementada, com uma gestão conjunta das escolas do 2.º e 3.º ciclo acreditamos que podemos ter melhor gestão e gestão mais próxima como o Governo assim o entende e propôs aos municípios na recepção destas escolas”.
Foi com grande satisfação que o director regional adjunto da DREN, António Leite, esteve presente nesta iniciativa realizada em Paredes, pelo Município que considera “que está na linha da frente, no que diz respeito à Educação”.
Piscina Municipal Coberta irá reabrir a 22 de Setembro
CIDEP/Fornos organiza a 11ª Volta ao Concelho em Cicloturismo de Castelo de Paiva
2º Encontro PT Paredes com Teatro - 19, 20 e 21 de Setembro
No âmbito do Programa PT Paredes Com Teatro tem lugar este mês de Setembro, na Casa da Cultura de Paredes, o 2º Encontro PT, este ano com uma grande variedade de eventos: espectáculos, formação/workshops, conferências e sessões de trabalho.
Na área da formação foi convidada Madalena Vitorino, que se encontra à frente do Centro Cultural de Belém e tem dinamizado um dos mais criativos centros de animação e pedagogia nas artes perfomativas – O Centro de Animação e Pedagogia do Centro Cultural de Belém. No workshop que irá realizar fará uso dos seus conhecimentos enquanto artista e programadora, mas também dos seus conhecimentos internacionais nesta área. Será um importante contributo para os participantes do PT pensarem em trabalhar projectos e peças para a infância.
Afinal, “Para que serve o teatro?’” foi o desafio lançado aos convidados para o debate que vai anteceder o espectáculo da noite, “A Boda dos Pequenos Burgueses” de Bertold Brecht.
Mas, o encontro terá outros espectáculos: logo a abrir, no dia 19, a seguir à apresentação da 3ª Edição do Programa PT, será a vez da comédia “A Birra do Morto” e no sábado, a peça “Os malucos”. O encontro termina no domingo, com um convite ao grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar que este ano integrou o programa ArtMatrix que apresentará a peça “O Eclipse”.
A Edição 2008 do Encontro PT apresenta um programa com melhorias significativas em relação à primeira edição. Não poderia ser de outra forma, já que pretende, para além da oportunidade de reflexão, formação e convívio reflectir, também, o crescimento e o êxito do Programa PT na dinamização do teatro no concelho de Paredes. Por isso, a 3ª Edição deste programa apresentará algumas novidades, a conhecer no dia da abertura do referido encontro.
Programa
19 de Setembro
21h00 – Abertura do Encontro, pelo Presidente do Município, Celso Ferreira;
- Apresentação da 3ª Edição do PT Paredes de Teatro, pelo vereador da Cultura, Pedro Mendes;
22h15 – “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches. Enc. de Inês Leite, pela Associação “Os Expansivos de Lordelo”;
20 de Setembro
10h00 – 13h00 – Workshop - “Teatro para a infância: conceitos e projectos”, por Madalena Vitorino - Sala Multiusos, Casa da Cultura de Paredes;
10h00 – 13h00 – sessão de trabalho – Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT;
14h30 – 17h30 – Workshop (cont.)
17h30 – Malucos?!, a partir de textos de Cyrano Rosálem e Fernando de Abranhes Ferrão. Enc. e dramaturgia de Marinho Neto, pela Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo, Recarei.
21h00 – Conferência/debate – “Para que serve o teatro?”, Madalena Vitorino, entre outros convidados;
22h15 – A Boda dos Pequenos Burgueses, de Bertold Brecht. Enc. de Ana Perfeito, pela Associação Clube de Jazz de Baltar.
21 de Setembro
16h00 – “O Eclipse”, de Sérgio Roveri.
Enc. de Ana Perfeito, pelo grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar.
17h00 – Palhinhas e refrescos (Jardim)
Workshop - Teatro para a Infância: conceitos e projectos, na Sala Multiusos da Casa da Cultura de Paredes
Formadora: Madalena Vitorino
Madalena Vitorino estudou dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e em 1980 obteve o grau de professora de Dança na Universidade de Londres, Goldsmith’s College / Laban Centre for Movement and Dance.
Trabalha nas áreas da coreografia, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação assim como as relações entre o teatro e a dança.
Tem coreografado extensivamente para lugares não convencionais, como fábricas, museus, parques de estacionamento, florestas, ruas, etc., com actores, bailarinos, cantores e pessoas não profissionais nas artes performativas. Actualmente é Assessora para a área de pedagogia e animação na Fundação Centro Cultural de Belém. Lecciona a disciplina de Psicopedagogia das Expressões Artísticas no Curso de Mestrado em Teatro e Educação na Universidade do Algarve.
Sessão de trabalho - Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT, na Galeria de Exposições. Casa da Cultura de Paredes
Dinamizadores: Henrique Praça, Sónia Peixoto
A divulgação dos espectáculos do PT tem sido o calcanhares de aquiles desta iniciativa, isto é, tem pecado por insuficiente e algumas vezes inexistente. O orçamento do Programa PT, ainda que a crescer de ano para ano, dificilmente pode suportar uma campanha promocional em suportes tradicionais: cartazes, desdobráveis, outdoors.
Pretende-se nesta sessão de trabalho pensar discutir e apresentar novos instrumentos de divulgação que sejam claros e eficazes na comunicação com o público. Não se trata, apenas de discutir o orçamento para a divulgação, trata-se de criar modelos inovadores, a baixo custo, para melhor informar o público das iniciativas do PT. Assim, pediu-se a todos os responsáveis dos Grupos para levarem ideias e sugestões para a divulgação dos espectáculos do PT, fáceis de implementar e distribuir e de baixo custo. Com inteligência e alguma criatividade vai ser possível conseguir implementar algumas iniciativas de divulgação inovadoras.
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Recuperação do espaço público de Entre-os-Rios
Mais uma....A Taça é NOSSA
Centro Social de Sardoura. organiza 1º Encontro do Campo de Férias do Projecto Incluir
Cinfães - Noite de folclore e de baile
A partir das 22h00, vão actuar a Associação Cultural e Recreativa do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais, o Rancho Infantil “As Moleirinhas” de Travanca e o Rancho Folclórico de Nespereira.
O Baile com a Orquestra Típica de Quinhão terá início às 23h30.