Páginas
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
São as dezenas os patos bravos na foz do Rio Arda
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Penafiel Vai Investir Oito Milhões e Meio de Euros em Centros Escolares
No âmbito de candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Regional do Norte
Num investimento total de mais de oito milhões e 475 mil euros, a Câmara Municipal de Penafiel vai construir centros escolares em várias freguesias do município. A autarquia apresentou candidaturas para a criação de centros escolares nas freguesias de Rio Mau, Rans, Castelões, Lagares, Guilhufe, Abragão, Fonte Arcada, Portela e Cabeça Santa. Estas candidaturas, aprovadas pelo FEDER, através do Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, obtiveram o financiamento de cerca de 6 milhões de Euros.Refira-se que os centros escolares vão permitir que os alunos das escolas do 1º ciclo e dos jardins-de-infância, partilhem os espaços existentes aproveitando-se as sinergias existentes em termos de áreas comuns.Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, de Penafiel, Alberto Santos e o presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte, Carlos Duarte de Oliveira, assinaram um contrato que vai permitir dar início às obras de construção, ampliação e requalificação dos referidos centros escolares. Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel este investimento “é o culminar dos esforços desenvolvidos ao longo dos últimos anos, tendo sido a Educação apontada desde sempre como prioridade deste executivo”. Alargada a frente de combate ao abandono escolar precoce, “a autarquia, trabalhou continuamente, na melhoria das condições de aprendizagem”, acrescentou o autarca.
Penafiel Acolhe o V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago
Joaquín Vicente Núñez, presidente da OSPEA, Organização Supranacional das Pequenas e Médias Empresas do Eixo Atlântico, disse que “com a promoção dos Caminhos de Santiago, promovemos as regiões porque não se trata apenas de um elemento religioso, é também um factor turístico de primeira ordem”.Para este responsável, o evento contribui para o desenvolvimento económico, social e cultural das zonas do interior que integram os Caminhos de Santiago.Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu a importância da realização deste congresso em Penafiel, considerando que “aqui será produzido conhecimento com a discussão de temas relacionados com os Caminhos de Santiago como elemento de desenvolvimento do Noroeste Ibérico”. Aliás, recuando no tempo, destaque-se o aspecto patrimonial, com muitas edificações religiosas e traçados de vias que se foram consolidando. “Por onde passam, os peregrinos deixam sempre alguma riqueza”, referiu o autarca para acrescentar que “hoje esta Rota pode ter importância também pela via do desenvolvimento económico”.A este propósito refira-se o artesanato das Astúrias muito apreciado pelos peregrinos. Basicamente trata-se da extracção de uma pedra preta típica daquela região aproveitada para bijutaria e talismãs contra o “mau olhado.” No Stand das Astúrias, na Agrival, uma artesã trabalhava a pedra transformando-a em objectos bastante apreciados. Estas serão questões certamente a debater no V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago que vai realizar-se em Penafiel nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, cujo programa será oportunamente divulgado.
São cerca de 20 quilómetros, que irão beneficiar de intervenção. A Estrada Nacional 224, entre Arouca (Santo António-Santa Eulália) e Vale de Cambra,
Nota de Imprensa: Redução da dívida Municipal?
Próximas Actividades Culturais no Município de Cinfães
Noite de Karaoke, na sexta-feira, dia 22, às 22h00; Concerto pela Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães e Baile com a Orquestra Típica “O Concerto”, no sábado, dia 23, às 22h00 e 23h30, são as iniciativas agendadas para as noites de Animação de Verão em Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores.
Juventude em Festa
O Festival da Juventude de Cinfães prossegue no sábado, dia 23, desta vez em Nespereira. “A partir das 22h00, os melhores dj´s dão-te música!” é o slogan do evento, onde estará presente o DJ Pajó.
Nespereira recebe a última iniciativa do Festival da Juventude, depois das actividades realizadas no Largo da Feira de Cinfães, a 1, 2 e 3 de Agosto, e na Gralheira, a 9 de Agosto. A entrada é livre.
O XIV Festival de Folclore do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais vai realizar-se no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24.
O Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane (Famalicão), o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Lumiares (Armamar) e o Rancho Folclórico “As Moleirinhas de Travanca” são os convidados do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais. As actuações estão programadas para Domingo.
Do programa de 23 de Agosto constam Jogos Tradicionais (16h00) e Baile Convívio (21h30); para 24 de Agosto anunciam-se Desfile (9h00), Missa de Aniversário (9h30), Almoço para convidados (12h30) e novamente Desfile (15h00).
Pintura no Museu Serpa Pinto até ao final do mês
A exposição de pintura de Carlos Rocha, no Museu Serpa Pinto, ainda pode ser visitada até 31 de Agosto. Carlos Rocha nasceu em Lisboa, em 1944, e é filho de pais naturais da Freguesia de Tendais, Cinfães.
Horário do Museu Serpa Pinto:
3.ª – Sábado: 10hh00 – 13h00 / 15h00 – 19h00
Domingos e Feriados: 15h00 – 19h00
Câmara Municipal de Cinfães e Juntas de Freguesia celebram Protocolos para obras
Os montantes a atribuidos foram entre o máximo de 15 mil euros para as Freguesias de Cinfães, Nespereira e Souselo, e de 10 mil euros para as restantes freguesias, na execução de uma ou duas obras constantes no Plano Plurianual de Investimentos para o ano de 2008 das Juntas de Freguesia.
A Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Bustelo da Lage celebraram ainda um Protocolo de Cooperação relativo ao reforço da capacidade de fornecimento de água pública à freguesia.
NOTA DE IMPRENSA
No próximo sábado o Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, estará presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Dia equipamento a ser construído pelo Centro Social de Real (IPSS).
Recorde-se que esta obra só será possível concretizar naquele local na sequência da parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Real, que desenvolveram um loteamento no qual se situará este novo equipamento.
Para além disso, os Serviços Técnicos da Autarquia deram todo o apoio técnico ao Centro Social, na fase de concurso da empreitada que em breve terá o seu início.
O investimento municipal para a viabilização do loteamento onde se vai inserir este equipamento social ultrapassa os 75 mil euros.
São assim duas importantes infra-estruturas que são criadas na Freguesia de Real e que são motivo de satisfação para a Câmara Municipal, uma vez que são iniciativas como estas que ajudam a fixar a população, a criar postos de trabalho e à dinamização económica da freguesia.
Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal apresentou a candidatura à DREN / QREN para a construção da nova Escola de Real, uma obra muito importante para a freguesia e que ultrapassará os 600 mil euros de investimento.
GICMCP
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Nota de Imprensa
Também nós estamos cheios de ver isto assim e de quem tem a responsabilidade politica de mudar a situação e NADA FAZ!!!
Já reparou à quanto tempo o seu Ecoponto está cheio?
E sabe porquê?
Porque a Câmara Municipal
Não faz a recolha!!!
Já Sabia?
Castelo de Paiva é o pior Município na reciclagem na região do Vale do Sousa!
E sabe Porquê?
Porque os Ecopontos estão constantemente cheios…
Sr. Vereador
Separar o lixo sem recolha,
Não Vale a Pena!!!
Ajude a melhorar o Ambiente!!!
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Jornada Empolgante
NOTA DE IMPRENSA
Como responsável máximo da entidade gestora do Progride, Paulo Teixeira , Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva esteve presente na acção “Música e Dança” promovida pela entidade Executora, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura.
Este evento que contou com a colaboração da associação Cultural e Recreativa de São Martinho, com o seu grupo de música tradicional e das Juntas de Freguesia de Sardoura e de São Martinho que ofereceram o lanche.
Esta acção pretendeu atenuar os momentos de solidão, num público que dada a sua situação, não raras vezes fica excluído do convívio social.
Depois da primeira acção ter decorrido, na Escola de St. Ildefonso, na freguesia da Raiva, esta segunda acção teve lugar na Zona de Lazer de São Martinho, junto ao Rio Sardoura. Proximamente e com o apoio de outros parceiros do Projecto serão realizadas outras acções noutras freguesias de Castelo de Paiva.
GICMP
NOTA DE IMPRENSA - ESCOLA DE PEREIRE – SARDOURA FOI ASSALTADA
Durante o fim – de - semana, os ladrões introduziram-se na referida Escola e roubaram os dois vídeos projectores recentemente adquiridos (juntamente com os respectivos quadros inter – activos), assim como levaram um computador existente numa das salas de aulas.
Os vídeo projectores estavam colocados no tecto de cada uma das salas (r/ch e 1º andar) de onde foram roubados.
Os quadros inter-activos e os vídeo projectores tinham sido adquiridos com o contributo dos encarregados de educação, com o produto das feirinhas de produtos agrícolas realizadas pela Escola ao longo do ano, pelo Agrupamento Vertical de Escolas e pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Até ao momento a Câmara Municipal não conseguiu apurar junto da GNR de Castelo de Paiva se foram feitas diligências com o objectivo de se identificarem através das impressões digitais os autores deste furto.
O valor dos equipamentos furtados e os prejuízos causados no interior do estabelecimento de ensino ascendem os 2.500 euros, estando a Câmara Municipal e o Agrupamento a trabalhar no sentido de adquirir equipamentos idênticos aos agora furtados.
GICMCP