Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Paredes - Minas de Ouro de Castromil na Universidade Júnior

Informação institucional

Decorreu, recentemente, na Universidade do Porto, a Universidade Júnior, actividade que inclui as várias áreas do saber, desde as Ciências, as Letras, passando pela Medicina e Artes… Esta é uma dinâmica dirigida aos jovens de todo o país, desde o 5º até ao 11º ano.
As Minas de Ouro de Castromil, na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes, foram, no âmbito dessa acção, alvo de um projecto destinado aos jovens do 9º ao 11º ano, que durante uma semana experimentaram diversas práticas relacionadas com a Geologia. O número máximo de participantes correspondia a sete por semana, tendo participado um total de vinte e sete com idades, que variaram entre os 14 e os 17 anos.
Os jovens que integraram esta actividade vieram de vários pontos do país, designadamente do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, de Santa Maria da Feira, Braga, Santarém e Mação.
A acção decorreu entre a Faculdade de Ciências e as Minas de Ouro de Castromil. Na faculdade decorreram sessões de esclarecimento interactivas, observação ao microscópio de minerais e amostras recolhidas durante as actividades de campo e visitas aos laboratórios do Departamento de Geologia. Nas saídas de campo, com realização de um percurso pedestre foi possível a observação de vários aspectos geológicos e visitas subterrâneas às minas de Covas de Castromil e Serra da Quinta; actividades de Prospecção Geoquímica (separação do ouro utilizando a bateia, nas margens do Rio Sousa) e Geofísica (resistividade eléctrica e sísmica). Puderam, ainda, visitar os Museus de Mineralogia e da Ciência.
O protocolo estabelecido entre o Município de Paredes e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tornou possível, pelo terceiro ano consecutivo, a realização da actividade “Aventura nas Minas de Ouro de Castromil”.
Esta actividade contou com a Câmara Municipal de Paredes na disponibilização da geóloga Natália Félix, como monitora e o transporte para a deslocação dos participantes, entre a Faculdade e as Minas de Castromil, Sobreira.
Estas dinâmicas têm por objectivo promover e divulgar o património geológico e mineiro de Castromil junto dos jovens, alertando-os para a importância da sua preservação, assim como, para um melhor entendimento da utilização dos recursos geológicos, indispensáveis para o funcionamento e bem-estar das sociedades actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário