Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2008


A propósito do atraso da obra do IC 35
Ministro das Obras Publicas não recebe Paulo Teixeira
Autarca denuncia descriminação do Governo


No seguimento da Moção apresentada pela CM de Castelo de Paiva junto do Governo, a respeito do atraso registado na construção do IC 35, o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já deu a conhecer a intenção de não receber o presidente da edilidade, Paulo Teixeira, justificando-se que tem, para esse efeito, competências delegadas no seu Secretário de Estado, Paulo Campos.

O edil paivense lamenta esta postura governativa, considerando que existe uma evidente descriminação no tratamento e relacionamento com os autarcas, recordando que, ainda recentemente, o Ministro das Obras Públicas recebeu no seu gabinete o presidente da CM de Cinfães, eleito pelo Partido Socialista, a respeito da reclamação de um acesso rodoviário rápido entre aquela vila e a auto-estrada A4.
Recorde-se que, desde a publicação do Plano Rodoviário Nacional 2000 que existe a intenção de construção do IC35 entre a A4, em Penafiel, e Sever do Vouga, no antigo IP5, hoje
A25.
Já no Governo de Durão Barroso foi aberto o concurso para o Estudo Prévio do IC 35, entre Eja - Penafiel e Sever do Vouga, no Nó de Talhadas.
Sabe-se também, que o projecto do IC 35, no troço compreendido entre a EJA e a A4, em Penafiel, foi lançado muito tempo antes.
Por outro lado, o autarca paivense sempre considerou e defendeu que o IC 35 é uma obra fundamental para aproximar Castelo de Paiva a toda a região do Grande Porto.
Actualmente, por factos que se desconhece está a ser atrasado decisivamente a construção do IC35, que apenas tem em funcionamento um pequeno troço entre a localidade de EJa e a zona do Castelo, em Castelo de Paiva, na confluência com a EN 222.
Paulo Teixeira refere ter documentos na sua posse e oriundos das Estradas de Portugal que provam que existem troços do IC 35 mais próximos da EN 15 e da EN 106 que têm a avaliação de impacte ambiental e o projecto de execução concluídos ou em estado avançado desde o início de 2006, sendo que, “ o atraso na construção do IC 35 tem colocado em causa muitos investimentos no nosso concelho “.

Numa altura em que proliferam por todo o País as concessões e o lançamento de novos IP’s, IC’s e auto-estradas, o edil paivense destaca que, “ nunca pensei que o actual Governo não fosse solidário com o único concelho do Vale do Sousa que, nesta data, ainda não tem nenhuma ligação a um IC, IP ou a uma auto – estrada “.
Assim, considerando que a sua concretização era já um compromisso do Governo do Engenheiro António Guterres, considerando que existe um compromisso assumido na visita efectuada a este concelho por parte do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos em 2005 e, considerando também, o cenário que, actualmente a tutela nacional na área das acessibilidades nos apresenta, não prevê que nos próximos anos o IC35 esteja construído, o Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido por Paulo Teixeira, aprovou recentemente por unanimidade, uma Moção a favor da construção do IC 35.
A moção apresentada junto do Governo e das Estradas de Portugal foi gizada no sentido de ser garantido que a empreitada do IC 35 entre Entre-os-Rios e a A4 em Penafiel seja posta a concurso no ano de
2008, tendo em vista a sua execução em 2009, uma decisão que foi dada ao conhecimento dos Executivos Municipais e forças partidárias existentes em Cinfães, Marco de Canavezes e Penafiel, solicitando solidariedade dos mesmos para esta causa.

GIRP/COliveira











Sem comentários:

Enviar um comentário